Vídeo | Entenda mais sobre o funcionamento dos pluviômetros em Betim

1769

Sistema oferece atualização a cada 5 minutos em condições climáticas normais e, quando estiver chovendo na região selecionada, a cada 2,5 minutos

A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência de Defesa Civil, concluiu, na última quarta-feira (20/12), a instalação de quatro novos pluviômetros – equipamentos medidores de volume de chuvas – e de dois sensores que mensuram o nível de córregos e rios. A medida faz parte do investimento empregado pela atual gestão para ampliar as ações de prevenção aos impactos provocados pelo período chuvoso na cidade.

Os novos equipamentos fornecem informações em tempo real, por meio de aplicativo ou do site do fornecedor, ampliando o sistema de monitoramento do município, que já contava com 15 pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A população poderá consultar os dados pelo aplicativo InstaRain, disponível no site https://instarain.com.br/betim. Pelo sistema é possível acompanhar os painéis de monitoramento do clima, o volume de chuvas e o movimento do nível dos rios e córregos selecionados.

Outras informações você encontra no vídeo acima.