Sala Mineira reúne empreendedores betinenses para ampliar novos negócios

159
Foto: Pixabay

Os empreendedores de Betim ganharam um novo espaço para prospecção de novos negócios: a Sala Mineira. O lugar será inaugurado nesta sexta-feira (29), no bairro Filadélfia, às 10h. O objetivo é capacitar empreendedores locais, enquadrados como Microempresas (MEs), microempreendedores Individuais (MEIs), Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e as de grande porte, além de fornecer consultoria jurídica e contábil e regularizar a situação dos empresários que ainda atuam na informalidade.

De acordo com a coordenadora do programa Inova Bem Betim, Gisele Ramos, o local vai unir empreendedores e proporcionar novas oportunidades. “Em Betim, a Sala Mineira do Empreendedor terá como foco promover capacitações, consultorias e assessorias. Seremos um Hub que conectará os empresários locais às oportunidades promovidas por instituições de apoio e fomento ao empreendedorismo no estado”, destaca.

A idealização é da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG). Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, a prefeitura aderiu ao programa e será representada pela Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico (Seadec), por meio da Divisão de Comércio e Serviços.

A Sala, irá facilitar processos de abertura de empresas, como a liberação do licenciamento ambiental e de vigilância sanitária, atualmente obtidos no Minas Fácil e por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad).

Diversas capacitações serão oferecidas no local, dente elas sobre gestão financeira e marketing. O serviço será gratuito e ficará disponível durante o horário comercial das 8h às 17h, de segunda a sexta.

Coworking

No mesmo andar, haverá um espaço de coworking com 16 lugares onde empresários dividir a mesa com outras empresas de segmentos diferentes.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Bambirra, a Sala Mineira do Empreendedor fortalecerá a economia de Betim, além de reconhecer a participação dos microempreendedores Individuais (MEIs microempreendedores Individuais) que são 20 mil e geram cerca de 36 milhões ao mês para o município e  para ajudá-los com capacitações.  “Acredito que será um novo momento para o empreendedorismo em nossa cidade, com a garantia de um espaço adequado para receber os pequenos, médios e grandes empreendedores, tão importantes para a economia do município”, comenta.

Programação

 Em julho as atividades já começam com palestras gratuitas. Confira:

  • Dia 2 – 14h às 17h – Branding, construa a sua marca.
  • Dia 3 – 9h às 12h – Iniciando um pequeno grande negócio.
  • Dia 9 – 14h às 17h – Aprender a empreender.
  • Dia 10 – 9h às 12h – Marketing digital para o pequeno empresário.
  • Dia 16 – 14h às 17h – Design como diferencial competitivo.
  • Dia 17 – 9h às 12h – Planejamento Estratégico.
  • Dia 23 – 14h às 17h – Sucesso do cliente: como conquistar e manter clientes.
  • Dia 24 – 9h às 12h – Como inovar no meu negócio?
  • Dia 30 – 14h às 17h – Exportação: seu negócio cruzando fronteiras.
  • Dia 31 – 9h às 12h – Ganhe mercado com o plano de marketing.