O movimento conhecido mundialmente como Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.
O movimento social e político influenciou a moda e estilistas de grandes marcas aderiram o Pink como o “rosa da vez”. Ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.
A marca CONVERSE já faz parte do movimento está divulgando, neste mês, vídeos de mulheres que lutaram contra a doença com a hashtag #SigaMeusPassos, por toda a América Latina. E ainda, em parceria com a Fundação Laço Rosa, desenvolveu uma nova versão do tênis Chuck Taylor, só que todo rosa e com os símbolos da campanha.
A Life by Vivara, por exemplo, lança 3 pulseiras novas nesse mês: Amor, Família e Força, que trazem um pingente com a frase “Proud to be a woman”representando o empoderamento feminino e a luta das mulheres na batalha contra a doença. Parte da renda das vendas desses acessórios é revertida pro Instituto Quimioterapia e Beleza, focado no bem–estar e cuidados com a beleza das mulheres com câncer.
O rosa é a primeira resposta da moda a esse movimento espontâneo de conscientização deixando um recado das passarelas para o cotidiano.
Nessa nova proposta, o rosa ganha um ar mais maduro e sofisticado, fugindo do visual Barbie em looks sexy e monocromáticos que levam o pink a ser apresentado em uma nova versão.
Em tempos de mulheres empoderadas, o rosa tem o seu lugar, a cor que culturalmente tem conotação feminina, e é muito mais usada em roupas de menina, começou a aparecer novamente como tendência de moda em 2017, na cor ROSA MILLENNIAL, mas atualmente ele continua firme e forte. Uma forma de evitar que a cor passe uma mensagem infantil é optar por peças mais formais, como as de alfaiataria. O terninho é um ótimo exemplo que ganhou as ruas, e as fashionistas provando que ele pode ser usado das mais diversas maneiras, desde um look estiloso de trabalho a um visual descolado de festa. Acompanhe abaixo algumas inspirações pra você montar seu look com o rosa da vez. É a vez do frágil da lugar ao forte.
“O rosa representa a alegria, o frescor, a vida, e é o que precisamos nesse momento sombrio em que vivemos.” Farida Khelfa