180 milhões em premiações aos campeões. 2019 promete!

218

O ano de 2019 promete ser o melhor ano em premiações de todos os tempos para o futebol brasileiro. Os times mineiros, Atlético e Cruzeiro, vão disputar as três principais competições: Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro; com premiações totais de até U$20,05 milhões, R$67,3 milhões e R$33 milhões respectivamente.

Com essa vantajosa premiação nas três principais competições em 2019, resta saber como Atlético e Cruzeiro estão se preparando para as prováveis “saídas e vindas de mercado”. O Gira na Área esteve no Mercado Central de Betim, e procurou saber a expectativa pra 2019 dos torcedores de América, Atlético e Cruzeiro.

 

Confira o principal destaque de cada clube.

Atlético – Danúbio a vista!

O Atlético conheceu na segunda (17), o seu rival na 2ª fase preliminar da competição continental, o Danúbio (URU). O primeiro jogo será fora de casa com data marcada para o dia 05/02 às 19h15, e sete dias depois jogará em BH. Passando por este adversário, jogará a 3ª fase preliminar contra um dos três: Bolívar (BOL), Defensor (URU) ou Barcelona (EQU). E finalmente após se classificar nestes jogos, jogará na fase seguinte no Grupo E composto por Nacional (URU), Cerro Porteño (PAR), e Zamora (VEN). O mais difícil serão as preliminares, pois o Grupo E é “menos” complicado, com adversários modestos, sem tanta tradição na Libertadores.

A diretoria atleticana tem trabalhado para trazer novas peças de reposição ao elenco, entre elas o atacante Papagaio (revelação da base do Palmeiras), o meia Guerra (Palmeiras), o atacante Clayson (Corinthians) e o zagueiro Réver do Flamengo. Está descartado a contratação de Marinho do Grêmio, que vinha sendo especulado pelo próprio diretor do Galo, mas segundo o agente do jogador, ele não vai para o Atlético. Pelo que vejo, a diretoria tem se esforçado principalmente com jogadores do “meio pra frente”, e considera importantíssima à manutenção dos jogadores de trás, da defesa, entre eles Leonardo Silva e Iago Maidana, com contrato finalizando agora dia 31 de dezembro. Se conseguir contratar o Réver, provavelmente não haverá renovação para Leonardo Silva ou Maidana em 2019.

O elenco do Atlético tem peças importantes como Gustavo Blanco (que se recupera de lesão), e poderá contar com ele em 2019. Além de Marcos Rocha que está emprestado, mas a diretoria não recebeu o dinheiro do Palmeiras até hoje, podendo assim retornar. Especula-se a saída de Elias pro Internacional e de Luan para o Corinthians. Uma formação ideal hoje a meu modo de ver seria: Victor, Emerson ou Marcos Rocha, Leonardo Silva, Maidana ou Réver, Fabio Santos, Gustavo Blanco, Elias, Cazares, Chará, Luan e Ricardo Oliveira.

Réver, Zagueiro do Flamengo

 

Cruzeiro – Jogo exclusivo do Facebook

O time do Cruzeiro se prepara para o melhor ano de premiações mantendo sua base bicampeã da Copa do Brasil. Na Libertadores seu grupo já está definido: o Grupo B composto por Huracán (ARG), Deportivo Lara (VEN) e o Emelec (EQU). A diretoria afirma que não tem dinheiro pra investir em contratações, e que a principal forma de negócio é usar jogadores como moeda de troca. A necessidade para fortalecer ainda mais o time são quatro jogadores: lateral esquerdo, lateral direito, meia e atacante de velocidade.

Neste ano de 2019, uma das novidades será a transmissão exclusiva do Facebook nos jogos de quinta-feira. Serão 27 jogos até as quartas de final com os direitos comprados pela rede social. O jogo de estreia na Libertadores contra o Huracán será no dia 7 de março, quinta-feira, às 19h, no estádio Tómas Adolfo Ducó (El Palacio), em Buenos Aires, na Argentina. Este será o único jogo do Cruzeiro transmitido pelo Facebook na fase de grupos. Portanto, os 9 milhões de torcedores da Raposa poderão acompanhar a transmissão “ao vivo” e de forma gratuita, somente pela página oficial da Libertadores no Facebook.

Com relação ao elenco, hoje a diretoria tem bem definida quais são os jogadores como moeda de troca, que são eles: Rafael Sóbis, Mancuello, Ezequiel, Bruno Silva, Manoel e Fabrício Bruno que volta de empréstimo, e tem boa passagem pela Chapecoense. O atacante Barcos, provavelmente não continuará no clube. Destes que voltam de empréstimo, o que é certo até agora é que Mano Menezes pediu pra que o jogador Renato Kaiser se apresente no dia 3 de janeiro junto com o elenco. Observando a trajetória dele pelo Tupi-MG e Atlético-GO, a esperança é de um futuro “Ricardo Goulart”, afinal de contas, quem era Ricardo Goulart na época que jogava no Goiás? Ele veio a ser este destaque nacional e mundial, depois que passou pelo Cruzeiro.

Sem sucesso nas tentativas de contratar Bruno Henrique, atacante do Santos, depois da chegada do novo técnico no Peixe, Jorge Sampaoli, está quase impossível tirar este jogador de lá. O Cruzeiro tentou o meia Giuliano do Al Nassr, mas sua multa rescisória é de 10 milhões de euros. Quem sabe eles não topam receber o Rafael Sóbis e o Manoel? Afinal o Thiago Neves precisa de um reserva a altura para disputar esta posição. Em 2018, em vários jogos ele esteve apagado.  Outros jogadores alvos do Cruzeiro são os laterais Rodnei (Fla) e Marcinho (Bota), o meia Hernanes (Hebel Fortune- CHN).

Meia, Giuliano- futebol Chinês

América – Jogadores de ataque são prioridades

O América em 2019 irá disputar o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série B. O adversário da fase inicial da Copa do Brasil será o São Raimundo-RR. O principal jogador do elenco João Ricardo, goleiro de 30 anos, ainda não decidiu se continua em 2019. Está em suas mãos uma proposta oficial do América e do Vasco. Logo, tem grandes chances de sair para o Vasco. Já estão contratados o atacante Marcelo Toscano e o lateral Leandro Silva. A diretoria continua em busca de atacantes. Jonatas Belusso, jogador do Coritiba, é o favorito do momento.

 

Atacante Jonatas Belusso do Coritiba