Vacina contra sarampo começa em Betim

395
Reprodução Google

Devido aos alertas em todo o Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início esta semana a intensificação da vacina contra o sarampo na cidade. Enfermeiros e técnicos de enfermagem estão percorrendo conjuntos habitacionais, instituições públicas, empresas e associações para vacinar cidadãos que não estão com o cartão em dia, principalmente os grupos mais vulneráveis, como as crianças.

Oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde para todos os estados, as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúde em todo o país.

Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta, o intuito da ação é alertar a população quanto a necessidade da prevenção por meio da vacina, além de atualizar o cartão para as vacinas de triviral e tetravalente.

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade têm que receber uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral). Já crianças entre 5 anos e 9 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente devem receber duas doses da vacina tríplice com intervalo de 30 dias entre as doses.

A campanha nacional de vacinação será realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia D no sábado (18). As vacinas podem ser procuradas nas Unidades Básicas de Saúde.  Confira programação:

Calendário de vacinação contra Sarampo em Betim

Sábado, 21 de julho.

• Posto Móvel no CePCMil curso preparatório para concursos militares

Endereço: Rua Joaquim Bonifácio, 810 -Jardim Alterosas, Betim.

Ações: varredura e vacinação.

Terça-feira, 24 de julho

• Posto Móvel na Associação Terra Santa – das 9h às 12h.

Endereço: Rua Alameda dos Limoeiros, Parque Ipiranga, Betim.

Ações: varredura e vacinação.

Campanha Nacional de Multivacinação

De 6 a 24 de agosto – das 8h às 17h.

Locais: nas 29 UBS da cidade com sala de vacina.

Dia 11 de agosto – das 8h às 17h

Locais: em todas as 34 UBS da cidade.