Três famílias retornam para casas em distrito de Itatiaiuçu

43

A ArcelorMittal informou, por meio de nota, que três famílias, um total de seis pessoas, retornaram para suas casas ontem no distrito de Pinheiros, em Itatiaiuçu. De acordo com a empresa, elas foram autorizadas pela Defesa Civil e pela Polícia Militar (PMMG) após nova avaliação de riscos da barragem Serra Azul, que constatou que suas residências não serão atingidas caso a barragem da ArcelorMittal na região se rompa.

De acordo com o texto, a conclusão das autoridades é que os imóveis das três famílias estariam fora da área de influência da barragem. “A transferência dessas pessoas havia ocorrido em função do rigor necessário adotado nas medidas de segurança e ações preventivas. Um casal com filho, uma mulher e duas senhoras decidiram retornar às suas casas”, diz a nota.

Neste momento, há 28 famílias, que somam 106 pessoas, conforme a mineradora, hospedadas no hotel em Itaúna.

A empresa informa ainda que, no hotel, trabalha em plantão um médico do Programa da Saúde da Família (PSF) em Itaúna, realizando atendimento dos moradores. Até o momento, foram feitas 45 consultas e todos os casos foram considerados sem gravidade. Em casos emergenciais, está previsto encaminhamento para exames em laboratórios em Itaúna ou no Hospital Manoel Gonçalves. Segundo a nota, com o início da semana, todos os alocados no hotel de Itaúna terão transporte garantido na região.