A Prefeitura de Betim anunciou no fim de junho uma parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) para melhorias do transporte público. O Cefet vai realizar estudo completo para analisar a estrutura do transporte coletivo para verificar possíveis melhorias, bem como irá realizar a capacitação técnica dos funcionários da Diretoria Executiva de Transporte e Trânsito, a Transbetim.
De acordo com a diretora executiva de transporte e trânsito (Transbetim), Vânia Elias, a parceria visa oferecer um transporte melhor aos betinenses. “Com esse projeto, iremos melhorar o atendimento do transporte público municipal, trazendo mais eficiência e modernidade para esse serviço que é tão importante para os usuários da nossa cidade”, afirma.
Além do estudo, 15 profissionais da equipe de transporte e trânsito também estão passando pela capacitação que contempla aulas teóricas e práticas de programação operacional, política tarifária e marco regulatório. O curso terá a duração de 60 dias.
Atualmente, Betim conta com 32 linhas de ônibus e 11 linhas de vans, onde são transportados mais de 1,5 milhão de passageiros mensalmente. Os veículos são rastreados e o usuário pode acompanhar a operação das linhas pelo aplicativo Moovit, disponível desde janeiro deste ano. Já são mais de nove mil usuários utilizando o aplicativo.