Apresentação beneficente acontece no Grande Theatro Unimed/BH e marca os 65 anos de história do Instituto Ramacrisna
No dia 22 de outubro a capital mineira será palco de um emocionante show que unirá a o clássico à irreverência de um dos maiores artistas da música popular brasileira. Seu Jorge se une à Orquestra Filarmônica Ramacrisna em uma apresentação única em comemoração aos 65 anos do Instituto Ramacrisna, organização que dá o nome à Orquestra.
O evento trará grandes sucessos do cantor em arranjos especiais preparados especialmente para a ocasião pelo maestro Eliseu Barros, regente da Orquestra Filarmônica Ramacrisna. “A parceria com Seu Jorge nos honra muito pela disponibilidade do grande multiartista que ele é, além da sua história de vida, que o tornou um ativista em prol de causas sociais no Brasil. Sem dúvida teremos um belo concerto e muito significativo, pois Seu Jorge emprestará seu talento e personalidade ao Instituto Ramacrisna. Cada detalhe foi pensado para traduzir a emoção e a energia que essa data representa, e tenho certeza de que será um momento inesquecível para todos os presentes”, explica o maestro.
Solange Bottaro, vice-presidente do Ramacrisna, conta que o evento é uma forma de agradecer a cada um que de alguma forma contribui com a Instituição para os resultados alcançados nestes 65 anos de história. “Ao longo desta jornada muitas pessoas e empresas passaram pela história do Ramacrisna. O Instituto começou pequeno, a partir do sonho do jornalista Arlindo Corrêa em transformar a realidade de crianças da sua comunidade e, foi graças aos parceiros que acreditaram e abraçaram este sonho, que hoje nos consolidamos e carregamos em nossa história a transformação na vida de mais de 2 milhões de pessoas. Não chegaríamos até aqui sem a contribuição de cada um deles”, conta emocionada.
Embaixador da Cultura Brasileira pelo Ministério da Cultura, Seu Jorge é um grande defensor de causas sociais e conta como foi este encontro com o Ramacrisna e o que o público pode esperar do show. “Eu tive uma experiência maravilhosa tocando com eles no projeto de Robertinho Brant em Minas Gerais, que era as cores do Clube da Esquina, e a atuação da orquestra foi impecável, a dedicação dos meninos nos ensaios, na execução. Estou muito ansioso em poder fazer esse encontro novamente, de a gente poder fazer música, e agora com esse repertório deles, participando integralmente e ativamente do show da orquestra, é bastante especial para mim”, contou emocionado.
Para Seu Jorge, projetos como o do Ramacrisna, são a porta de entrada para transformar a vida de muitos jovens. “Projetos como esse criam a oportunidade da gente estar sempre revelando novos talentos, além de fomentar o desejo do jovem em alcançar uma vida melhor através da arte e o universo em relacionamento com tudo. É sempre gratificante e emocionante para mim participar de projetos ou de eventos que venham abraçar projetos como este. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pelo privilégio”, finalizou.
Os ingressos já estão disponíveis para venda através da plataforma Eventim e custam entre R$40 e R$100. O evento é uma realização do Instituto Ramacrisna por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Instituto Machado Mayer e Weg.
Sobre a Orquestra
A Orquestra Filarmônica Ramacrisna nasceu em 2005 com o objetivo de trazer para a realidade das crianças e jovens em situação de risco pessoal e social da comunidade de Vianópolis, em Betim, a beleza do universo da música clássica. Atualmente, conta com 40 alunos em sua composição.
Ao longo dos seus 19 anos de formação, a Orquestra Filarmônica Ramacrisna já se apresentou nos principais espaços culturais da região metropolitana de Belo Horizonte entre eles: CCBB, Teatro Bradesco, Cine Theatro Brasil Vallourec, Palácio das Artes, Museu de Ciências Naturais da Puc, entre outros. Seu repertório diversificado e de alta qualidade artística atraiu parcerias com renomados artistas, incluindo os tenores italianos Claudio Mattioli e Massimiliano Barbolini, o tenor lírico Felipe Peletta, Saulo Laranjeira, Trio Amaranto, DoContra, a banda Tianastacia, a violinista norte americana Elizabeth Fayette, Spala da Filarmônica de Minas Gerais, e grandes artistas nacionais como Céu, Fernanda Takai, Mônica Salmaso, Joyce Moreno, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturine, Toninho Horta entre outros.
Sobre Seu Jorge
Seu Jorge é um artista multifacetado com uma carreira global de sucesso que transita entre a MPB, R&B e samba, e é amplamente reconhecido como responsável pela popularização do samba-pop. Iniciou sua trajetória no musical “A Saga da Farinha” e, após passagem pela banda Farofa Carioca, lançou álbuns solo aclamados, como “Samba Esporte Fino” e “Cru”. Seu Jorge também se destacou como ator em filmes como “Cidade de Deus” e “Marighella”, e séries como “Irmandade”. Em 2023, foi nomeado Embaixador da Cultura Brasileira pelo Ministério da Cultura. Recentemente, ele lançou o espaço de produção cultural Black Service.
Sobre o Instituto Ramacrisna
O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.
A Instituição já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 2 anos seguidos (2022 e 2023). Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.
Desde 2019 possui o selo ONG Transparente com conceito A+ (a nota mais alta concedida pelo Selo) que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, ambas concedidas pelo Instituto Doar.