Seis novas creches serão construídas em Betim

430

Betim ganhará seis novas creches nos bairros: Paquetá (regional Citrolândia), Icaivera, Cidade Verde (regional Centro), Vila Verde (regional PTB), Imbiruçu e no Conjunto Habitacional Celso Alves Pedrosa (bairro Vila Cristina, regional Imbiruçu).

O contrato foi assinado nesta segunda-feira, 21 de janeiro, pelo prefeito, Vittorio Medioli, pela presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS) Marinésia Makatsuru, o secretário de Educação, Pedro de Oliveira Pinto e pela Superintendência da Educação Infantil, Marilene Pimenta, com a empresa Mestra Engenharia – vencedora da licitação para a execução do serviço.

As obras, que custarão R$ 11.970.601,25, serão subsidiadas com recursos do Governo Federal por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – uma verba aguardada desde 2011. Caberá também à Prefeitura de Betim a disponibilização dos terrenos, bem como os trâmites para ligação das redes de esgoto, água e luz.

Mais de 2 mil crianças beneficiadas

Ao todo, as edificações irão beneficiar cerca de 2,5 mil crianças. Cada unidade contará com 15 salas de aula – sendo 10 para atender em tempo integral e cinco para atender em meio período. Além desta, o projeto padrão conta com cozinha, área de higienização de alimentos, depósito de lixo, despensas para mantimentos, secretaria, salas de professores e diretoria, almoxarifado, refeitório para alunos, dois berçários, fraldário, espaço para amamentação, banheiros para alunos com inclusão de área para cadeirantes, jardim e área livre para recreação.

De acordo com Medioli, ainda há a previsão de construção de outras unidades até 2020. “A nossa meta é chegarmos até o final do mandato com 20 a 22 creches com esse mesmo padrão de qualidade em Betim”, disse.

Assinatura do contrato das seis novas creches

Geração de empregos

 “Uma das prioridades que solicitamos à empresa responsável pela obra é a contratação de mão de obra local, uma maneira de valorizar e dar oportunidade para quem é da cidade. Serão gerados cerca de 180 novos empregos para os betinenses”, finalizou Medioli.

Segundo a presidente da ECOS, assim como os demais projetos, as novas edificações foram pensadas para garantir o conforto e bem-estar dos alunos e funcionários. “Os novos prédios serão modernos e amplos, com salas arejadas. Tivemos o cuidado de avaliar os trabalhos anteriores executados pela empresa a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados e iremos acompanhar todas as etapas das construções para garantir que a população receba obras com qualidade e segurança”, relatou Makatsuru.

Obras finalizadas

Das cinco unidades que estavam sendo construídas no município por meio de contrapartidas, três já estão com as obras finalizadas: uma creche no Citrolândia, uma no Vila Cristina e outra no Betim Industrial. Estão em andamento obras na creche do bairro Angola e, em Alterosas, está sendo preparado o canteiro de obras.