Registro de 244 casos de tuberculose em quatro anos em Betim

159

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Betim registrou 244 novos casos de tuberculose de 2014 a 2017. Desse total, 27 pacientes que foram atendidos pela rede municipal abandonaram o tratamento, 162 conseguiram se curar, e 19 pessoas morreram em decorrência da doença.

O levantamento acende um alerta, já que mesmo com todos os tratamentos disponíveis nos dias de hoje, a doença continua em circulação e está cada dia mais letal. “Descobrir a doença de forma precoce, aderir o tratamento, que é disponibilizado de forma gratuita pelo SUS e não abandoná-lo são fundamentais para a cura e para reduzir a mortalidade da tuberculose”, afirmou a gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Valdenice Gonçalves.

Sobre a tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um importante problema mundial de saúde pública. O Brasil é um dos países com maior incidência de novos casos, entre os 22 países em desenvolvimento. Anualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, acontecem 69 mil novos casos, com uma média de 4.500 óbitos causados pela doença.

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva (por três semanas ou mais). Há outros sinais e sintomas que podem estar aparecer como febre vespertina, suor noturno, emagrecimento e fadiga. 0