A entrada é gratuita e aberta a toda a população
A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do SUS Betim promove, nesta sexta-feira (27/9), a 10ª edição do Sarau da Saúde Mental, um evento que celebra a arte e a cultura em prol da saúde mental. Com o tema “O Vôo do Beija-Flor: Quais São Seus Voos?”, o Sarau será realizado das 10h às 12h, no Monte Carmo Shopping. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.
O Sarau contará com uma variedade de expressões artísticas, incluindo teatro, dança e música, apresentadas por pacientes, trabalhadores e artistas apoiadores do projeto, como a Banda de Música do Corpo de Bombeiros. Também ocorrerá o tradicional Concurso de Poesias, com obras produzidas pelos usuários de todas as unidades da Raps, que serão avaliadas por um júri composto por artistas, escritores e profissionais da saúde. Os troféus para os vencedores foram confeccionados pelos usuários do Centro de Convivência Estação dos Sonhos.
Uma exposição com os trabalhos de artes plásticas produzidos pelos usuários também está em cartaz, desde o último dia 20, no hall do shopping. Os trabalhos ficarão expostos até o domingo (29/9) e podem ser vistos das 10h às 22h.
Desenvolvido por trabalhadores do SUS Betim, o Sarau da Saúde Mental conta com o apoio de profissionais das secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura, além de representantes da defesa social, de profissionais liberais e da sociedade civil. O evento contará ainda com a participação de instituições parceiras, como agentes culturais do município, alunos e profissionais da rede pública de educação, ONGs e profissionais da rede de saúde saúde mental dos municípios de Belo Horizonte e de Ibirité.
O projeto Sarau, criado em 2012, estabelece diálogos com diferentes atores sociais sobre a importância das atividades artísticas e culturais no processo de tratamento e na inclusão de pessoas em sofrimento psíquico. O beija-flor representa a complexidade do trabalho realizado e também a leveza que as artes trazem, possibilitando aos usuários da rede de Saúde Mental novas perspectivas e novos “voos” na sua jornada.