
Para marcar esse momento, o evento também contará com uma homenagem aos parceiros do Instituto, fundamentais para a continuidade e o sucesso da iniciativa
No dia 20 de fevereiro, o Instituto Ramacrisna celebra um marco importante: os 20 anos do programa Adolescente Aprendiz. A comemoração será ainda mais especial com a inauguração do novo polo do programa, localizado no centro de Betim (Avenida Governador Valadares, 296, 4º andar). O espaço foi planejado para facilitar o acesso dos estudantes, uma vez que muitos deles estudam na região.
Desde sua criação, o programa Adolescente Aprendiz já formou milhares de jovens, oferecendo capacitação profissional e oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Ao longo dessas duas décadas, o programa já beneficiou mais de 5 mil jovens. Desses, aproximadamente 80% são contratados após o término do contrato, garantindo uma mudança significativa em suas trajetórias profissionais e pessoais. Para marcar esse momento, o evento também contará com uma homenagem aos parceiros do Instituto, fundamentais para a continuidade e o sucesso da iniciativa.
Para Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna, o programa representa uma mudança real na vida dos jovens e de suas famílias. “Ao longo dessas duas décadas, vimos muitos adolescentes se transformarem em profissionais qualificados, preparados para o mercado de trabalho. Essa transformação tem impacto não apenas na carreira deles, mas no núcleo familiar no geral. Estudos recentes nos mostraram que, após a participação no programa, a renda familiar destes jovens teve um aumento de 25%. Esse é o nosso propósito: oferecer oportunidades por meio da educação e formação profissional, promovendo a inclusão e a cidadania. ”, destaca.
Aline Consuelita, coordenadora do programa, ressalta a importância de celebrar essa trajetória junto aos parceiros que acreditam na iniciativa. “Superamos muitos desafios nesses 20 anos e conseguimos impactar positivamente a vida de tantos jovens. O novo polo é mais um passo para fortalecer esse trabalho, proporcionando mais acessibilidade, conforto e estrutura adequada para os nossos aprendizes”, conta.
Juliane Reis, ex-aprendiz do programa, é um exemplo do impacto transformador do Adolescente Aprendiz. “Ter tido o suporte e a preparação do programa me deu segurança e maturidade para vivenciar o dia a dia dentro das empresas. Fui indicada pelo Instituto para trabalhar na Unimed, onde pude me desenvolver e, após o período como aprendiz, fui contratada. Hoje sou formada em Comunicação, tenho um mestrado na área pela PUC Minas e atuo com treinamentos e consultoria. Sem dúvida, ter sido aprendiz me deu uma visão mais ampla do ambiente corporativo e sou muito grata por esse início profissional. ”, relatou.
A parceria com empresas também é um dos pilares do sucesso do programa. Micaéllem Lemos, Analista de RH na empresa TSEA, destaca a relevância dessa conexão. “Escolhemos o Instituto Ramacrisna porque é uma referência na formação de jovens aprendizes. Os adolescentes chegam muito bem preparados e percebemos o impacto positivo que isso tem em nossa equipe. Ficamos felizes em saber que contribuímos para o crescimento profissional desses jovens.”, declarou.
O evento em comemoração dos 20 anos do Adolescente Aprendiz será realizado nesta quinta-feira, 20, às 9h, no novo polo do projeto.
Serviço:
Evento: 20 anos do programa Adolescente Aprendiz e inauguração do novo polo
Data: 20 de fevereiro de 2025
Horário: 9h
Local: Avenida Governador Valadares, 296, 4º andar, Betim
Sobre o Ramacrisna
O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.
A Instituição já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 3 anos seguidos (2022, 2023 e 2024). Em 2024, se tornou signatário do Pacto Global da ONU e recebeu o Selo ONG Verificada, da Doar Certificadora Social. Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar.
Desde 2019 possui o selo ONG Transparente com conceito A+ (a nota mais alta concedida pelo Selo) que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, ambas concedidas pelo Instituto Doar.