
A cidade de Betim reconhece a Escola Municipal Aristides José da Silva, localizada no bairro Jardim Teresópolis, com o título de primeira escola sustentável em evento realizado na quinta-feira (21). O evento que oficializou o marco contou com a presença do prefeito Vittorio Medioli, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Ednard Barbosa, dos vereadores Paulinho Vicentino e Elza Aguiar e do líder comunitário Zé da Padaria.
A escola passou a ser referência na cidade para as demais instituições municipais de Betim. Dentre as atividades já desenvolvidas por lá, o destaque fica a cargo da coleta seletiva de recicláveis, eficiência energética, redução de desperdício de alimentos, redução do uso de papel pela escola, horta-jardim suspensas nas salas de aula, eco-ponto de recolhimento de óleo de cozinha usado, implantação de área para compostagem, coleta e reaproveitamento da água da chuva que hoje é direcionada para a limpeza e, em breve, será utilizada também para uso no pomar e horta.
Além disso, outras diversas ações começarão, a ser promovidas na escola como realização de oficinas com os pais e alunos para a conscientização e produção de sabão com o óleo da cozinha, a implantação da Feira da Sustentabilidade no conteúdo didático, revitalização do entorno da escola entre outros.
As escolas tem trabalhado sobre a conscientização ambiental, mas o foco da escola sustentável é levar a sustentabilidade para o dia a dia de todos. Para o diretor da escola, dirigida por Leôncio Farias, destaca que é preciso pensar no futuro e ensinar as novas gerações. “A nossa escola está empenhada em desenvolver ações junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável dentro da perspectiva do Programa Semente do Bem”, comenta Leôncio.
Para coroar o lançamento da escola como sustentável, em marco simbólico, o diretor Leôncio e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Barbosa, plantaram uma jabuticabeira no terreno. Por fim, o prefeito Medioli realizou a primeira ligação ao Dique Plantio, que garante novas árvores plantadas no local.
A Escola Municipal tem provado com suas atitudes conscientes na preservação e cuidado sustentável desde o inicio do ano no carnaval. Com o “Carnaristides 2018 – Carnaval Ambiental: mudança na sociedade e mudança na mentalidade” criou-se um espaço de debate sobre as questões ambientais que vem preocupando a todos pela urgência e, também, pela necessidade de construir uma sociedade mais atenta e ciente de a natureza não é um objeto a ser explorado.
Os alunos tiveram a proposta de mostrar um ser humano posicionado diante de valores que não fossem pautados no consumo e no desperdício. Cada turma escolheu um subtema dentro do tema geral e constituiu uma ala, que geravam um bloco de carnaval que desfilou pela escola e pelo no quarteirão. Os temas abordados, livremente, pelos alunos foram: poluição ambiental, preservação da água, preservação e conservação da natureza e tratamento de água-saneamento básico.
Outro momento marcante foi a Gincana Sustentável que agitou a escola durante os meses de maio e junho. O projeto integrou parte da programação do projeto Escola Sustentável e cada ano escolar se transformou em uma equipe. Os afazeres envolviam o tema “recicle sua mente, mude o ambiente”, em praticamente 30 dias de atividades foram coletados 85kg de metal, 151kg de plástico, 634kg de vidro, 607kg de papel, 2kg de pilhas e baterias, 115L de óleo de cozinha usado, 70 PETS de lacre que será usado para troca por cadeira de rodas. Conscientes sobre a importância da sustentabilidade para o equilíbrio do planeta, alunos, professores e equipe passou a agir com responsabilidade entregando os frutos da ação a destinação adequada gerando trabalho, renda e ajudando o meio ambiente.
