
A Prefeitura de Betim, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS), está realizando vistoria dos viadutos do município.
Segundo a Prefeitura, a vistoria está sendo realizada pela primeira vez depois de mais de 30 anos e nunca houve ações preventivas em suas bases.
Desde novembro de 2018, a diretoria de Manutenção de Obras Públicas da ECOS vem realizando a vistoria destes elevados e iniciou um trabalho de manutenção preventiva para preservar as estruturas dos mesmos. “Ao longo de décadas as construções antigas podem se deteriorar, até não suportar o peso e volume do tráfego ocasionando acidentes. A manutenção preventiva é de extrema importância para que possamos evitar problemas futuros”, explicou o diretor de Manutenção de Obras Públicas Wilton Magno Leite.
Nos viadutos da Petrobrás, da Via Expressa e Jacinto Couto Silva (conhecido como Jacintão), foram identificadas pequenas erosões que demandavam manutenção imediata. “Identificamos alguns pontos de erosões em três viadutos da cidade. No elevado da Petrobrás, o entupimento de uma canaleta para o escoamento de água estava prejudicando a estrutura. Refizemos a mesma com a inclinação correta para a via e concretamos a base que havia sido afetada. O Jacintão também recebeu concretagem e uma contenção em blocos de concretos para reforçar a estrutura”, explicou o engenheiro civil da ECOS Anivaldo Honorato.
O viaduto da Via Expressa ainda passa por manutenção e os trabalhos serão concluídos em fevereiro.