A Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Supod), ligada à Secretaria Municipal de Gabinete, firmou uma importante parceria com a Central de Alternativas Penais (Ceapa). O programa do Governo de Minas Gerais cria alternativas para a substituição penal. A partir de 18 de fevereiro, a Supod receberá um grupo de pessoas, encaminhadas pela Ceapa, para um momento de reflexão sobre o uso abusivo das drogas.
Serão oito encontros semanais, com grupo de 15 a 20 pessoas. Os profissionais da Supod e da Ceapa trabalharão juntos. Eles terão momentos para promover a reflexão quanto ao uso abusivo de álcool e de outras drogas que, inclusive, poderão apresentar toda a rede de atenção do município.
A Supod também desenvolve ações de prevenção ao uso e abuso de substâncias psicoativas (SPA) em escolas, empresas e equipamentos públicos. A equipe da superintendência trabalha no acolhimento e acompanhamento de pessoas com problemas relacionados à dependência química.
“Essa parceria representa o esforço coletivo das instituições envolvidas em prol da população, pois permite a criação de importantes espaços de diálogos, que promovem reflexões, troca de experiências, aquisição de novos saberes, uma postura crítica e consciente frente às problemáticas causadas pelo uso abusivo de drogas e suas consequências”, afirmou Epifânio Santiago, superintendente de Políticas Públicas Sobre Drogas.
Central de Alternativas Penais de Minas (Ceapa)
O programa contribui para o fortalecimento e a consolidação das alternativas à prisão no Estado de Minas Gerais, pautando ações de responsabilização com liberdade. Nos municípios, o Ceapa se estrutura implantando centros de alternativas penais, integrados por profissionais com formação em Direito, Psicologia e Serviço Social, que trabalham de forma interdisciplinar.
A atuação do programa se dá numa perspectiva intersetorial, em colaboração com o Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, contando sempre com as parceiras das prefeituras. Em Betim, a Supod tem se constituído como parceira dessa iniciativa.