A Prefeitura de Betim, por meio da Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, capacitará profissionais e estudantes acadêmicos para o manejo clínico das arboviroses, no próximo dia 19. A formação será no auditório da PUC Minas em Betim.
A capacitação, direcionada para cerca de 150 profissionais de saúde e acadêmicos, será realizada em duas turmas: a primeira das 8h às 12h; e a segunda, das 13h às 17h. O tema será ministrado pelo médico infectologista do Hospital Eduardo de Menezes e da rede de Urgência e Emergência de Betim, Alexandre Braga de Miranda.
De acordo com a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, Cristiane Campos Monteiro, a capacitação apresentará o manejo clínico das arboviroses, o fluxo de atendimento e informará o cenário epidemiológico. “Nossa perspectiva é esclarecer o profissional para que suspeite de dengue no primeiro atendimento, possibilitando que os cuidados sejam imediatos e minimizem o risco de complicações”. Ela explica que a expectativa é que a capacitação contribua para que “o número de casos graves e com complicações sejam reduzidos e que os casos leves sejam diagnosticados oportunamente”.
O que são arboviroses:
São doenças causadas pelos arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” se refere aos transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (aranhas e carrapatos).