Palhaços visitam hospital para levar alegria e esperança aos pacientes

436

No último fim de semana, um grupo de amigos de uma igreja evangélica participaram de um curso para formação de palhaços em hospitais, além de visitarem pacientes no Hospital Regional de Betim. O grupo de 30 palhaços se dividiram em quatro grupos que visitaram as alas da maternidade, pediatria, clínica médica e cirurgica do hospital.

A alegria não faltou no andar da pediatria, os palhaços foram recebidos com muitos sorrisos. Alcione Pereira Silva, mãe da pequena Nicole Pereira Silva, fala como é divertido receber visitas para dar ânimo em meio a tantas dores. “Minha filha está internada há quatro meses aqui no HRPB. Ela fica muito feliz quando chega o pessoal vestidos de palhaços, é uma grande satisfação para gente, já que no hospital não tem como se distrair. É muito bom ver o sorriso das crianças mesmo com os problemas que enfrentam”, relatou.

Uma das integrantes do grupo, Rayane Costa, destaca que a experiência é algo renovador. “É a primeira vez que participo de uma ação como essa, e foi muito impactante na minha vida. Ver cada criança se alegrando ao nos ver entrando nos quartos não tem valor. Tudo o que vivenciamos só me leva a refletir a importância do amor ao meu próximo e que vale a pena”, contou.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Humanização do Hospital Público Regional de Betim (GTH-HPRB), Ariadne Alvarenga, trabalhos como este ajudam o desempenho de resultados positivos aos pacientes. “Ações como esta contribuem para a melhoria da ambiência,  diminuindo os efeitos do processo de hospitalização para os pacientes e familiares. Contribuem, também, com  a humanização do ambiente para os trabalhadores, o Hospital Regional desenvolve várias ações semelhantes com a participação de pessoas voluntárias da comunidade”, ressalta.

Os interessados em realizar trabalho semelhante deve entrar em contato pelo  [email protected].

O grupo participou do curso preparatório “O palhaço como interventor social” que aconteceu na Igreja Batista Nova Canaã ministrado pelo Eslo3n Bueno, especializado em humanização hospitalar.

 

(Imagens de crianças divulgadas com autorização dos pais e responsáveis).