Nesta próxima semana, 17 de outubro às 15h, o bairro Jardim Teresópolis ganhará o inicio das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS). A prefeitura junto com a (ECOS) lançará a obra de construção da nova unidade, localizada no bairro Jardim Teresópolis (rua Dulce Brandão, 52, – nas dependências do complexo esportivo Ricardo Medioli).
A área construída de aproximadamente 560 m², a obra está orçada em R$1,2 milhão e será construída por meio de contrapartida da iniciativa privada. A previsão é que as obras durem nove meses.
Eixos
A estrutura da UBS conta com quatro eixos. O eixo médico será composto por seis consultórios multifuncionais, dois consultórios ginecológicos, salas de cuidados básicos, de nebulização, para agentes de saúde e de reuniões. O eixo odontológico contará com sala composta por quatro cadeiras odontológicas para atendimento clínico, escovário, máquina de raio-X odontológico, sala de lavagem e desinfecção instrumental.
O eixo externo, por sua vez, terá salas de vacina, de curativos, de coleta e uma farmácia com respectiva sala de armazenamento de medicamentos, além de abrigo de acesso à recepção geral. Por fim, o eixo de apoio contará ambiente de limpeza, dois cômodos de resíduos, almoxarifado e rouparia, dois vestiários, copa e estacionamento com 11 vagas.
A fiscalização das obras ficará sob responsabilidade da ECOS. “Faremos o acompanhamento da nova UBS Teresópolis, assim como temos atuado nas outras unidades que já estão em andamento. Queremos garantir a qualidade na execução dos serviços para que possamos entregar à população um local seguro e moderno”, destaca a presidente.
Confira o andamento das obras já iniciadas:
UBS Cachoeira: Serviços executados: instalação de canteiro de obras, execução de gabaritos de obra e escavação de estacas a trado. Os trabalhos de fundação já foram iniciados.
UBS Icaivera: Serviços executados: armação e forma dos pilares; execução de alvenaria; execução de caixa dissipadora de água pluvial; plantio de grama no talude; execução de fechamento da UBS com muro tipo calha “V”. Serviços programados: Execução de alvenaria; Concretagem dos pilares; Instalação de eletrodutos nas alvenarias; Instalação de tubulação de água fria nas alvenarias.
Instalação do canteiro: 100% executado
Fundação: 100% executado
Estrutura em concreto: 17% executado
Parede: 20% executado
Revestimento de piso: 17% executado
Instalação hidráulica: 22% executado
UBS Vila Recreio: Obras já avançaram 13,15% do projeto. Serviços em execução: alvenaria, vergas e contravergas; concretagem de pilares; caixas de passagem e rede de água pluvial.
UBS Citrolândia: a locação do terreno já foi realizada.
Fotos em anexo. Crédito: Divulgação ECOS/PMB