O motorista que transita pela Via Expressa deve redobrar a atenção daqui pra frente, pois novos radares foram instalados e já estão funcionando. Os aparelhos estão entre os bairros Gameleira, na capital, e Camargos, em Contagem. Dois novos equipamentos estão sendo implantados em pontos diferentes e cinco estão sendo substituídos – todos eles em BH.
Segundo a BHTrans, empresa que faz a gestão do trânsito na capital, os dois novos radares foram colocados em locais com alta incidência de acidentes. De acordo com a Transcon, empresa responsável pelo trânsito em Contagem, por ano, 827 acidentes são registrados na avenida, sendo 191 deles com vítima e 636 sem vítima.
A troca dos radares aconteceu devido ao término dos contratos. Uma nova licitação foi realizada para a contratação dos equipamentos.
Segundo a Transcon, a Via Expressa de Contagem possui 14 equipamentos instalados em todo seu percurso. A empresa afirma que não houve troca de local de nenhum deles, mas, sim, uma troca para aparelhos mais recentes.
De acordo com a BHTrans, os sete novos radares que estão sendo implantados ficam nos seguintes trechos da via:
Avenida. Presidente Juscelino Kubitschek após o Viaduto da R. Cid Rebelo Horta (sentido Contagem / Belo Horizonte)
Avenida. Presidente. Juscelino Kubitschek próximo à avenida Governador Benedito Valadares (sentido Contagem / Belo Horizonte)
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek após o viaduto da rua João Batista Vieira (sentido Belo Horizonte / Contagem)
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek antes do viaduto da rua João Batista Vieira (sentido Contagem / Belo Horizonte
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek após o viaduto do Anel Rodoviário (sentido Belo Horizonte / Contagem)
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek antes do viaduto da rua João Batista Vieira (sentido Contagem / Belo Horizonte)
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek antes do acesso para a rua Professora Maria Coutinho (viaduto da rua Cid Rebelo Horta)