Nova ferramenta ‘filtra’ anúncios da ‘Linha do tempo’ do Facebook

99
Foto: Revista Encontro

Para quem usa constantemente o Facebook já deve ter reparado que a “Linha do Tempo” (ou feed de notícias) costuma ser inundada com mensagens, muitas delas, de anúncios ou conteúdos patrocinados (ou “impulsionados”, no jargão usado pela rede social). Desde o início da campanha eleitoral, os brasileiros passaram também a receber propaganda de candidatos e partidos, canal utilizado pela primeira vez na disputa deste ano.

Mas muitas pessoas não sabem o porquê de estarem recebendo essas publicações pagas. Outras não diferenciam esse tipo de mensagem daquelas enviadas por amigos. Uma extensão disponível gratuitamente nos navegadores Chrome e Firefox, que acaba de ser lançada, pode ajudar usuários a lidar com essas práticas direcionadas, ao dar mais transparência e dificultar o uso de dados para a segmentação de anúncios. O nome da extensão é Fuzzify.me.

A ferramenta foi produzida pela organização brasileira Coding Rights, que atua com direitos humanos e tecnologias digitais. O desenvolvimento contou também com a participação de pesquisadoras de outras entidades internacionais, como Human Rights Watch.

Funcionamento

Depois de instalada, a extensão é mostrada na forma de um botão no canto superior direito do navegador, ao lado do menu. Ao abri-la, é possível ver os anúncios publicados no feed de notícias do Facebook e o motivo de eles serem mostrados. Assim, o recurso ajuda o usuário a compreender melhor como seu perfil está sendo construído e que tipo de segmentação está sendo adotada por cada anunciante.

“A ideia é que, olhando a ‘Linha do Tempo’ e porque você está sendo alvejada com anúncios, vá entendendo como o Facebook está te perfilando e te vendendo. Pensamos que seria interessante no contexto de eleições para pegar os anúncios políticos também”, comenta Joana Varon, uma das criadoras da ferramenta, em entrevista à Agência Brasil.

Mais do que apenas mostrar ao usuário como seus dados estão sendo usados, o Fuzzify.me ajuda a pessoa a “limpar” as preferências de anúncios. O controle dessas configurações já existe no Facebook, mas a extensão facilita tanto a visualização das diversas fontes de informação usadas para segmentar anúncios (como seus interesses ou os anunciantes com quem se relaciona) quanto a remoção destas da plataforma.

Essa “limpeza” das preferências ajuda a reduzir o número de anúncios publicados na “Linha do Tempo”. Além disso, expõe ao detentor da conta os “interesses” que a rede social criada por Mark Zuckerberg está atribuindo a ele. Um dos desafios é o fato de o Facebook “recolocar” as preferências rapidamente após elas serem apagadas.

Assim, apesar de a plataforma afirmar que o usuário tem o controle sobre essas configurações, para que os dados coletados não sejam usados para “vender” o usuário a anunciantes, o usuário deve recorrer frequentemente à página de controle dessas preferências, o que dificilmente ocorre. Outra funcionalidade do Fuzzify.me é “automatizar” essa limpeza, exatamente para que a tarefa não tenha de ser feita de forma repetida.