Netflix coloca ‘propagandas’ entre episódios de séries e irrita usuários

55
Foto: M de Mulher

A inserção de ‘intervalos comerciais’ entre um episódio e outro das séries é a mais recente novidade da Netflix e ela está gerando bastante polêmica. Funciona assim: em vez de pular direto para o episódio seguinte, em alguns momentos o usuário é surpreendido com o trailer de alguma outra atração original do serviço de streaming.

A atualização virou alvo de muitas reclamações no Reddit, rede social focada em fóruns de debate. Por lá as pessoas estão se mostrando bem insatisfeitas. “Não é apenas um comercial de 30 segundos. Tem entre 5 e 7 minutos. É quase como assistir à TV normal”, disse um usuário. “Eu prefiro parar de assistir a Netflix em vez de ficar vendo comerciais. Juro por Deus que vou cancelar [a assinatura] assim que ver o primeiro”, indignou-se outro.

E as reações são muitas, também no Twitter. Mas tem gente que simplesmente acredita que essa é a lei do mercado e está tudo certo.

Em resposta, a Netflix diz que, na verdade, isso não são comerciais e sim uma espécie de “respiro” entre um episódio e outro. Assim, os usuários não ficariam tão presos ao chamado binge-watching – expressão usada para definir o ato de maratonar séries compulsivamente. As tais propagandas teriam uma função parecida à pergunta “Você ainda está assistindo isso?” que pula na tela quando você já rodou episódios demais de determinada série. As informações são do site australiano Junkee.

Foto: Google Imagens

Segundo a Netflix Brasil, por enquanto esse teste está rodando apenas nos Estados Unidos. Em nota, a empresa diz que essa atualização visa melhorar a experiência do usuário, já que muita gente tem dificuldade em escolher uma atração para assistir. Confira a nota na íntegra:

 

“Na Netflix, realizamos centenas de testes todos os anos para que possamos entender  cada vez melhor o que ajuda os assinantes a encontrarem, com mais facilidade, algo legal para assistir. Alguns anos atrás, começamos a exibir prévias em vídeo para a experiência de TV, pois percebemos que  reduziam significativamente o tempo de navegação para encontrar um show que gostassem de assistir. Desde então, temos feito mais experiências com vídeos, com base em recomendações personalizadas para programas e filmes que já estão no serviço ou que estarão em breve, e continuamos a aprender com nossos membros.
 
Neste caso em particular, estamos testando se oferecer recomendações entre os episódios ajuda a descobrir histórias que os membros podem  gostar de maneira ainda mais rápida. É importante ressaltar que é possível pular as prévias a qualquer momento, se não estiver interessado.”