Após o rompimento da barragem em Brumadinho, moradores de 250 casas do entorno da Colônia Santa Isabel, em Betim, foram evacuadas na tarde de sexta-feira (25). A medida foi preventiva já que o local corria o risco de ser atingido pela lama da barragem que rompeu em Brumadinho.
Segundo com a Superintendência de Defesa Civil de Betim, o retorno das famílias foi liberado no sábado (26) a partir de 14h. A Superintendência afirma que em constante contato com o Gabinete de Crise de Brumadinho, permitiu o retorno de cerca de 500 pessoas que haviam deixado suas casas em uma medida preventiva, já que naquele momento as informações não eram precisas e nem asseguravam a vida dos moradores daquela região.
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura “A decisão de liberação de retorno dessas famílias foi tomada após análise em conjunto com o corpo técnico do Gabinete de Crise de Brumadinho e Defesa Civil de Betim, que constataram que o município está fora do risco de inundação pelos rejeitos ou águas da barragem de Brumadinho”.