Foi laçando na tarde desta segunda-feira (18) obras da Unidade Básica de Saúde (UBS Trincheira), na região do Citrolândia, com investimento de R$ 1,3 milhão. De acordo com a Prefeitura de Betim, a previsão da conclusão é 12 meses em uma área de, aproximadamente, 560 m². A construção do novo prédio foi garantida por meio de contrapartida da MRV Engenharia com o município pela construção do novo conjunto habitacional no bairro Pingo D’Água.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a demanda de atendimento na unidade é de 8,5 mil habitantes e a construção do novo prédio será acompanhada e fiscalizada pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS). “As unidades básicas são o elo mais próximo com as demandas das comunidades. São elas que desenvolvem as ações de promoção e prevenção à saúde”, destaca o secretário de Saúde, Guilherme Carvalho.
OBRA
A UBS Trincheira comportará três Equipes de Saúde da Família (ESF) e cada uma terá a capacidade de atender uma população de 12.000 habitantes. As equipes mínimas são formadas por um médico generalista, um enfermeiro, um técnico ou auxiliar de enfermagem e uma média de seis agentes comunitários de saúde. “A nova estrutura garantirá qualidade para o atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais, com espaços para prestar assistência adequada e que ofereçam conforto e acessibilidade”, explica a diretora operacional de Saúde, Tânia Resende.
De acordo com informações do setor de Programas e Projetos Públicos da Diretoria de Políticas Urbanas, a estrutura da UBS conta com quatro eixos. O eixo médico tem seis consultórios multifuncionais, dois consultórios ginecológicos, uma sala de cuidados básicos, uma sala de nebulização, uma sala dos agentes de saúde/reuniões. O eixo odontológico tem um salão de odontologia com quatro cadeiras odontológicas, um escovário, um RX-odontológico, uma sala de lavagem e desinfecção de instrumental.
Já o eixo externo tem uma sala de vacina, uma sala de curativos, uma sala de coleta e uma farmácia com respectiva sala de armazenamento de medicamentos e um abrigo de acesso à recepção geral. E, por fim, o eixo de apoio conta um ambiente de limpeza, dois cômodos de resíduos, um almoxarifado e rouparia, dois vestiários, uma copa, estacionamento com 11 vagas. “Toda a estrutura da unidade permitirá também uma melhor organização administrativa e operacional das unidades, fator importante para o gerenciamento de qualidade nos serviços de saúde”, aponta o secretário-adjunto da Saúde, Augusto Viana.