Nesta quarta (19), a partir das 13h o Monte Carmo recebe o IV Festival de Bocha Paralímpica de Betim. A Bocha é uma modalidade que abre portas para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo. Ela pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes, e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente.
Além de atletas com paralisia cerebral, também podem participar pessoas com outras deficiências, desde que tenham o grau de deficiência exigido e comprovado. Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha estreou nos Jogos Paralímpicos em 1984, no masculino e no feminino.
Os atletas usam cadeiras de rodas e têm o objetivo de lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). É permitido usar as mãos, os pés, instrumentos de auxílio e até ajudantes no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.
O Festival é desenvolvido pela Secretaria de Educação e de Esportes por meio do Centro Referência e Apoio à Educação Inclusiva – Rafael Você (Craei-RV) e do Projeto Viva o Esporte.
Monte Carmo recebe IV Festival de Bocha Paralímpica de Betim
Data: 19 de dezembro
Horário: A partir das 13h
Local: Praça do Boliche
EVENTO GRATUITO