Para evitar a invasão dos dados de celulares roubados ou furtados, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de Minas Gerais lançou um novo sistema instalado e interligado online à Central de Bloqueio de Celulares do estado de forma gratuita.
Em caso de roubo ou furto, qualquer cidadão pode acionar pela página da secretaria na internet, caso o registro da ocorrência tiver sido feito em até 48 horas, o crime. Essa possibilidade, segundo a pasta, aumenta as chances de que o smartphone seja inutilizado antes que possa ser usado pelo ladrão ou pelo receptador. Passado esse período, qualquer cidadão pode requerer o bloqueio em uma unidade das polícias Militar ou Civil.
O governador de Minas Gerais Fernando Pimentel disse durante o lançamento do Cbloc disse que é importante um serviço nesse aspecto tecnológico, já que esse é um crime que incomoda muito as pessoas e que deve ser diminuído com essa novidade.
Com o bloqueio do aparelho, a Sesp informa que além da garantia de que o infrator não vai usar o aparelho, o crime se torna menos atrativo e o mercado clandestino desse tipo de equipamento fica menos rentável e procurado. Outro benefício é evitar que dados privados, como fotos, mensagens, senhas e até trajetos percorridos diariamente pelo dono, por meio dos aplicativos que acessam o GPS, sejam ocultados.