Na próxima segunda-feira (18) volta às aulas na rede municipal de ensino em Betim. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), cerca de 60 mil alunos são aguardados nas 69 escolas, 37 centros infantis municipais (CIM) e 55 creches conveniadas com o município. Os educadores devem se apresentar no sábado, 16, para a assembleia do colegiado e reunião administrativa das unidades escolares.
Os agentes de serviços escolares, técnicos de secretaria, auxiliares administrativos, coordenadores administrativos, diretores, vice-diretores, tesoureiros e secretários já retornaram às atividades, em regime de rodízio, no dia 28 de janeiro para o atendimento administrativo à comunidade, organização e limpeza, de acordo com a demanda de cada escola. Os técnicos de biblioteca, pedagogos e coordenadores pedagógicos retornam nesta quinta-feira, 14.
Programas e ações
As ações do programa Rota do Saber também retornam em 2019. Em Betim, o programa está promovendo a melhoria da qualidade do ensino fundamental ao realizar a qualificação dos educadores. As atividades abrangem todas as 69 escolas municipais. O programa foi criado pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). Ele é gerido de forma intersetorial pela empresa, Instituto Ramacrisna e Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria da Educação.
Entrega de kits escolares
Este ano, novos kits escolares serão entregues aos alunos da rede fundamental de ensino. A previsão é que, na segunda quinzena de março, cerca de 40 mil kits gratuitos sejam entregues nas escolas municipais. De acordo com a Semed, o kit será composto por mochila, cadernos, porta lápis, lápis pretos, caixa de lápis de cor com 12 unidades, cola branca líquida, tesoura e régua.
Educação de Jovens e Adultos
Estudantes maiores de 15 anos poderão terminar o ensino fundamental e melhorar o currículo para o mercado de trabalho. As aulas também retornam em 18 de fevereiro. Em 2018, foram quase 2,3 mil alunos matriculados na modalidade presencial semestral e não formal.
Aulas gratuitas de musicalização infantil
Entre 25 e 28 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para as crianças, que desejam participar do curso gratuito de musicalização infantil. Essa é a porta de entrada para a Orquestra Infantil de Betim, fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Superintendência de Ensino Fundamental, com a Sociedade Artística Brasileira (SABRA), com o Instituto Unimed e a SicoobCredicom.
Podem se inscrever crianças de 8 anos completos até 10 anos, regularmente matriculadas no ensino fundamental de Betim. Para efetivar a inscrição, os pais ou responsáveis devem apresentar uma cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade ou certidão de nascimento; CPF (se tiver) e comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou boleto bancário). É preciso anexar também os mesmos documentos de um dos pais ou responsável.
Cadastro e renovação do transporte e passe escolar
Até 30 de abril, alunos das redes municipal e estadual poderão solicitar o benefício. Têm direito ao passe os estudantes que moram a mais de 2 quilômetros de distância das unidades escolares onde estão matriculados. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao calendário definido pela Semed para atendimento por regionais.
A orientação da secretaria é para que os responsáveis se atentem aos requisitos para o benefício e as datas para a renovação. Para fazer a nova inscrição é necessário que sejam apresentados os originais e as cópias dos documentos solicitados. Cada estudante deverá ter a sua documentação individual, mesmo se for o caso de o responsável cadastrar irmãos residentes no mesmo local. O cadastro será realizado das 7h às 11h e das 13h às 17h, na rua Dr. Sílvio Lobo, 221, no bairro Angola. Os responsáveis deverão procurar a Coordenadoria de Infraestrutura e Transporte Escolar.
Noite Inclusiva
Os encontros retornarão em abril para os profissionais da educação. O Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei), ligado à Semed, promove, uma vez ao mês, a Noite Inclusiva. O evento reúne educadores da rede municipal, profissionais de áreas afins, palestrantes e convidados para debateram sobre diversas temáticas relativas ao contexto escolar.