De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em fevereiro os dias muito quentes de Verão devem dar uma trégua. Técnicos do Inmet explica que os fatores que levaram à elevação da temperatura em janeiro, especialmente nas regiões sudeste e centro-oeste, perderão influência e as próximas semanas devem ser marcadas por temperaturas altas, mas dentro das médias históricas.
Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, em conversa com a Agência Brasil, o tempo quente no sudeste é consequência de um bloqueio atmosférico que impedia o avanço de frentes frias provenientes do sul e que normalmente provocam chuvas na região. Entretanto, esse bloqueio tende a perder força no início de fevereiro, facilitando as chuvas e, consequentemente, as temperaturas mais amenas.
No último domingo, Belo Horizonte (MG) registrou recorde no ano com temperatura máxima na casa dos 34,4º C, conforme o Inmet. Por sua vez, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) chegou a bater mais de 40º C na última semana de janeiro, com sensação térmica alcançando 46º C. O mês foi recorde em temperaturas elevadas na capital fluminense e no estado do Rio de Janeiro, com média de 37,4º C, superando as médias máximas encontradas em janeiro de 1984 (36,4º C) e de 2014 (36,7º C), que eram as mais altas até hoje.
Notícia falsa
Nem os dias quentes de Verão são páreos para as fake news (notícias falsas). Está circulando nas redes sociais uma mensagem alegando que em fevereiro, devido a um “equinócio”, haveria uma forte onda de calor que atingiria o Brasil. Mas, isso não passa de mentira. O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou uma nota esclarecendo que esses conteúdos não têm base.
Segundo o órgão, o texto veiculado recentemente nas redes sociais “não possui qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática”. Ainda mais porque o equinócio só ocorre com a chegada da Primavera ou do Outono – quando os dois himesférios da Terra são igualmente iluminados – e não tem nada a ver com aumento de temperatura.
(com Agência Brasil)