O aleitamento materno é visto para os profissionais da assistência clínica como algo primordial para a saúde dos bebês. Por este motivo, os representantes que atuam nas Unidades de Básicas de Saúde de Betim (UBS) estarão reunindo nos dias 7 e 8 de agosto, das 8h às 18h, no auditório do Hospital Público Regional de Betim (HPRB).
O objetivo é melhorar a forma de atendimento e também capacitar as equipes assistenciais no cuidado materno-infantil, garantindo uma satisfação no atendimento às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos.
O curso que tem duração de 20 horas, foi planejado de acordo com as normas estabelecidas pelo Hospital Amigo da Criança e pelo Cuidado Amigo da Mulher. A capacitação foi organizada pelo HPRB, com o apoio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.
A proposta, segundo o Hospital Regional, é integrar os profissionais da Rede SUS-Betim em uma atuação sensível e harmônica, mostrando a importância desse momento singular na vida de uma mulher. Esse acompanhamento na atenção básica , no pré-natal e até após o nascimento do seu bebê, é para facilitar a aproximação entre ambos.
A programação do curso conta com palestras, dinâmicas, filmes e práticas interativas sobre os temas, como:
- Fisiologia das mamas e lactação.
- Composição do leite materno.
- Aspectos nutricionais e promoção do aleitamento materno.
- Ordenha manual.
- Armazenamento e utilização do leite humano.
- Aspectos emocionais do aleitamento materno.
- Promoção do aleitamento materno na gestação.
- Funcionamento da rede de saúde do município, dentre outros.
Para a diretora-geral do HPRBA, Patrícia Evangelista, a presença da equipe da Rede SUS Betim é imprescindível para que possamos manter a qualidade do atendimento materno-infantil e garantir o título “Hospital Amigo da Criança”.