Cuidado ao usar carvão ativado para clarear os dentes

306

A nova “moda” entre os chamados influenciadores digitais, que são as celebridades da internet, englobando blogueiros, youtubers e “instagramers”, é o uso de carão ativado no intuito de deixar os dentes branco de modo rápido, fácil e indolor. Muitas lojas online estão comercializando produtos com esse ingrediente ativo com preços variando de R$ 15 a R$ 100.

Porém, o uso do carvão ativado pode causar danos, como alerta o cirurgião-dentista paulista Rogério Marques. “Não se sabe exatamente quando o produto, que se apresenta como um pó de coloração negra, teve suas supostas propriedades clareadoras de dentes reveladas. Mas, como toda e qualquer experimentação, é preciso cautela na escolha. Nesse caso, há um ponto que não pode ser ignorado: não há comprovação científica da efetividade e segurança do método”, comenta o especialista.

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, as receitas caseiras que utilizam bicarbonato de sódio, carvão, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja, entre outros, não têm a capacidade de clarear os dentes.

“E mais do que isso, alguns destes produtos, contém substâncias corrosivas ou abrasivas, que são capazes de atacar a superfície dos dentes”, alerta o dentista.