Estes são os sintomas de um golpe de calor, segundo explicou à agência espanola de notícias EFE a Sociedade de Medicina Familiar e Comunitária (SemFYC), através da sua vice-presidente María Fernández. Segundo Fernández, os golpes de calor são “a situação mais grave causada pelas altas temperaturas, pelo que é urgente ir de imediato a um hospital ou ser visto de urgência por um médico”.
Em apenas 72 horas, morreram em Espanha 3 pessoas vítimas de golpe de calor: um homem de 48 anos morreu em Múrcia quando trabalhava nas obras de uma auto-estrada. A outra vítima naquela província foi um homem de 78 anos que estava a realizar trabalhos agrícolas. A terceira vítima faleceu em Barcelona. Era um homem de meia idade, indocumentado, que foi encontrado deitado no chão.
Segundo os dados do Ministério da Saúde de Espanha, em 2 017 as altas temperaturas de verão causaram a morte a 20 pessoas.
Durante um golpe de calor, a pessoa sente desorientação mental, febre que pode chegar aos 40 graus, a pele seca e fica vermelha, a respiração e as pulsações aumentam e a pessoa pode até desmaiar, İnformou José Luis Eymar, funcionários dos serviços de saúde de emergência da Comunidade de Madrid (SUMMA).
A primeira recomendação para as pessoas que tenham estado a trabalhar ao sol, é de que se mantenham à sombra, se dispam e se molhem frequentemente. Se possível, devem também colocar gelo nas axilas e cintura.
No caso da pessoa desmaiar, Eymar recomenda colocar a vítima em posição de segurança, no chão, virado para o seu lado esquerdo.
Para evitar ser vítima de golpes de calor, deve-se evitar estar ao sol entre as 12 e as 18 horas, bem como fazer desporto ao ar livre a estas horas de maior radiação solar.
Os especialistas afirmam que durante uma onda de claro é preciso ingerir líquidos, no mínimo a cada meia hora e em pequenas quantidades de cada vez. É também de evitar o consumo de álcool e cafeína, porque desidratam o organismo.
As crianças e as pessoas mais velhas são as mais vulneráveis a sofrer de um golpe de calor, bem como todos aqueles que sofrem de doenças cardíacas ou renais. As pessoas com problemas renais em particular, mais facilmente ficam desidratadas e essa situação pode dar origem a um ataque cardíaco.
Por: TRT Português