Casos suspeitos de dengue já chegam a mais de 5 mil em Betim

61

Betim está prestes a vivenciar uma nova epidemia de dengue neste ano. Em Minas Gerais já são 23.893 casos prováveis da doença segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Já na cidade, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última quinta-feira (21) haviam 5.344 notificações. O que representa um aumento de 305% em relação à semana passada. São 1.512 casos confirmados e três mortes sendo investigadas.

Último levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), feito entre os dias 7 e 18 de janeiro aponta que em 2,8% dos imóveis pesquisados na cidade foram encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, além da febre amarela.

O Ministério da Saúde recomenda que o índice de infestação larvária seja de até 1%. No levantamento anterior, feito em outubro, o índice era de 1,7%.

O resultado coloca o município em alerta para a epidemia da doença, principalmente porque mais de 80% dos criadouros foram encontrados nas residências visitadas. As regionais com maior risco são: Norte, Alterosas, Imbiruçu e Centro que apresentaram índice superior a 4%.