Casos de dengue deixam Betim em estado de alerta

231

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz alerta à população para que participe efetivamente das ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegipty, transmissor das arbiviroses dengue, chikungunha e zica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há três óbitos suspeitos de dengue em investigação, atualmente. Um dos casos investigados teve manifestação hemorrágica da doença.

Segundo resultado do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegipty), realizado entre os dias 7 e 18 de janeiro de 2019, a maior parte dos reservatórios onde foi detectada a presença do mosquito são passíveis de remoção, como pratos de vaso de planta, bebedouro de animal, entre outros. O dado reforça a importância do papel dos moradores em controlar a infestação.

O LIRAa é a ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde do Brasil para indicar áreas com maior risco de infestação do mosquito. Em Betim, esse primeiro LIRAa de 2019 detectou que o município se encontra em estado de alerta, apresentando índice de infestação de 2,8% (numa escala que varia de 0 a 5%). Em relação às regionais em maior risco, estão Imbiruçu, Petrovale, Alterosas, Norte, e Citrolândia, que apresentaram índices superiores a 4%.

Sala de hidratação para pacientes com dengue

A Secretaria Municipal de Saúde montou uma sala de hidratação venosa na Clínica da Asmube (rua Mato Grosso, 926, no bairro Espírito Santo). A sala, que funciona a partir das 14h, permanecerá em funcionamento 24 horas por dia para atender às pessoas que necessitarem de hidratação venosa. Além de concentrar os pacientes diagnosticados com a doença em um só lugar, e facilitar o tratamento, a SMS ressaltou que a sala de hidratação foi planejada para não superlotar a rede de urgência e emergência do município, que poderá se dedicar apenas para os casos com mais urgência. 

Qualquer pessoa que apresentar os sintomas da doença, como febre alta, fortes dores de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, extremo cansaço, moleza e dores no corpo, náuseas e vômitos, deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS). 

Para os casos mais graves, em que o paciente apresentar sintomas como dor abdominal intensa e sinais de hemorragia, a orientação é procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. 

Além dessa ação, a SMS está realizando diversas outras para combater a doença e conta com o apoio da população. Uma intensa campanha está sendo veiculada para informar a população sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.