Interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 20 de novembro
A Casa da Cultura Josephina Bento receberá, em dezembro, duas oficinas gratuitas voltadas para a capacitação de agentes culturais. A iniciativa faz parte do “Projeta Cultura”, desenvolvida pelo Instituto Vivas, com patrocínio da Cemig – por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais – e apoio da Prefeitura de Betim. O objetivo é fortalecer o setor cultural por meio da capacitação técnica e estratégica de agentes. Os interessados podem se inscrever até o dia 20 de novembro pelo link https://tinyurl.com/2n8n53z5. As vagas são limitadas.
Fazem parte do Projeta Cultura as oficinas “Inteligência Artificial para Elaboração de Projetos Culturais”, que será realizada de 2 a 5 de dezembro, e “Elaboração de Projetos Culturais”, oferecida de 9 a 12 de dezembro. A primeira, ministrada por Gustavo Abreu, aborda a utilização da inteligência artificial para aprimorar a criação e o desenvolvimento de projetos culturais, abordando desde a geração de ideias até a estruturação final. Já a segunda, conduzida por Felipe Amado, ensinará técnicas de planejamento e formatação de projetos que atendam a diferentes editais de fomento, como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e a Lei Paulo Gustavo. Ambas as oficinas acontecerão das 19h às 22h, na Casa da Cultura Josephina Bento.
Além das oficinas presenciais, o Projeta Cultura inclui uma websérie educativa de dez episódios sobre elaboração de projetos culturais e uma apostila para consulta. Esses materiais complementares servem como apoio contínuo para os participantes.
“A vinda do Projeta Cultura para a cidade é uma oportunidade incrível para os profissionais da cultura de Betim ampliarem suas habilidades de forma gratuita e com orientação de especialistas. Essas oficinas representam um impulso valioso para que os nossos agentes possam criar projetos ainda mais robustos e que reflitam a riqueza cultural local, fortalecendo a economia criativa e ampliando o acesso à cultura para nossa população”, afirma a secretária municipal de Arte e Cultura, Bruna Ribeiro.