A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre 6 e 31 de agosto. A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar 28.900 crianças de zero até menores de cinco anos. O “Dia D” de mobilização em todo o País será sábado, (18) de agosto.
Oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde, estarão disponíveis nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS). As vacinas serão ofertadas principalmente para crianças menores de cinco anos.
“A campanha também fará a multivacinação para crianças que estão com a vacinação atrasada, para que possam colocar o cartão de vacina em dia”, aponta o secretário adjunto da Assistência da Saúde e médico da rede SUS-Betim, Hilton Soares.
Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança ao levar no momento da vacinação. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Nilvan Baeta, a meta em Betim é vacinar mais de 28.900 crianças que compõem a faixa etária prioritária da campanha, com o objetivo de atingir 95% de cobertura vacinal desse público.
Os principais sintomas da Poliomielite e Sarampo são:
- Febre alta, acima de 38,5°C;
- Dor de cabeça;
- Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo;
- Tosse;
- Coriza;
- Conjuntivite;
- Manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.