Câmara de Betim realiza audiência para rever Plano Diretor

84

O Plano Diretor de Betim será revisado neste domingo, dia 9, a partir das 9h, em audiência pública no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo João Paulo II na Prefeitura.

O objetivo, segundo o presidente da Câmara, Léo Contador, é ampliar a divulgação e esclarecer qualquer dúvida referente às alterações apresentadas pelo Executivo e às sugestões que foram enviadas pela população e incorporadas ao Plano Diretor.

Ainda de acordo com Léo Contador, Betim sofreu ocupação desordenada nas últimas décadas e é necessário programar bem o futuro. “Ao longo dos últimos anos, houve modificação do Plano Diretor que atenderam, muitas vezes, ao interesse pessoal de poucos. Temos que pensar na coletividade, e é isso que estamos fazendo para que a cidade se desenvolva de maneira sustentável, preservando o meio ambiente”, afirma.

A proposta da Prefeitura já foi apresentada à população. No dia 13 de novembro, a administração municipal transmitiu ao vivo, pela internet, a apresentação do Plano Diretor. Na ocasião, os moradores puderam interagir com sugestões.

Técnicos da prefeitura elaboraram a proposta com base em estudos sobre a ocupação da cidade. Ela foi pautada em cinco eixos principais: habitação, mobilidade, meio ambiente, desenvolvimento sustentável e equipamentos públicos.

Segundo o diretor de Políticas Urbanas de Betim (Dpurb), Marco Túlio de Freitas, foram recebidas 33 sugestões e propostas de pessoas e entidades. “O debate sobre a revisão do projeto é importante para construir uma política de desenvolvimento econômico aliada à sustentabilidade de maneira conjunta com a sociedade. As propostas e sugestões foram analisadas. A metade foi acolhida e incorporada ao projeto que o Executivo enviou para a Câmara”, explicou.

Mais áreas verdes

Uma das propostas é a ampliação das áreas de preservação do município, como a criação de corredores ecológicos que ligam as diversas áreas da cidade. Pela proposta, nas áreas públicas, esses corredores terão plantio de 80% das árvores nativas, promovendo uma intensificação de arborização em espaços públicos.

O novo Plano Diretor do município também propõe a criação de 14 parques ecológicos na cidade.