Uma linha circular na região central com tarifa reduzida será implantada com previsão de início em março. A linha é uma das ações que serão apresentadas a partir de um estudo feito pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em parceria com a diretoria de Transportes e Trânsito da ECOS (Transbetim).
“Serão duas linhas, em sentidos opostos, que passarão pelo Shopping Monte Carmo, Hospital Regional, bairro Brasileia, Hospital da Unimed com intervalos menores de tempo entre uma saída e outra do ponto de partida”, explicou o professor pós-doutor do CEFET-MG Guilherme Leiva, um dos responsáveis pelo projeto.
De acordo com Leiva com a criação da linha circular haverá mais organização. “Teremos menos linhas sobrepostas disputando entre elas os usuários e um sistema mais equilibrado com menor custo”, reiterou.
Um dos benefícios será o valor reduzido desta linha circular central. “A passagem custará R$ 2,50 assim como a já em operação que vai do Shopping Partage ao Hospital Mater Dei Betim-Contagem”, explica a presidente da ECOS Marinésia Makatsuru. “Então o passageiro que, por exemplo, somente utilizar a linha central para se locomover no dia a dia em Betim, passará a pagar menos no transporte”, reiterou. A intenção é de implantar essa linha em março, quando o novo sistema começará a ser testado.
Integracão
No caso da integração, os usuários terão até 90 minutos para pegar uma segunda linha e, com isso, pagar meia passagem ou tarifa zero desde que utilizado o cartão eletrônico Betim Card. “Caso o cidadão pegue um ônibus ou van vindo do bairro e depois faça integração na linha circular central, a tarifa é zero. Caso ele pegue uma outra linha, convencional ou de baixa capacidade, em até 90 minutos, pagará meia tarifa”, salientou a diretora executiva de Transportes e Trânsito da ECOS Vânia Elias.
A Prefeitura de Betim, por meio da ECOS, apresentou o estudo para os operadores, parlamentares, lideranças e, em breve, realizará audiência pública para debater com a população. “Faremos um material gráfico bem didático e explicativo, vamos preparar nossa central de atendimento e divulgar as mudanças da melhor forma possível para que a população seja bem informada”, finalizou Vânia Elias.