Betim tem programação especial para o Outubro Rosa

174
Foto: Google Imagens

A abertura oficial da programação foi na segunda-feira passada, dia 1º. No pátio do Centro Administrativo João Paulo II, os servidores puderam participar do evento que ressaltou a importância da prevenção à doença e do apoio às mulheres que tiveram o câncer de mama ou estão em tratamento. Uma das entidades parceiras, a associação Um Novo Amanhecer (UNA) está promovendo palestras motivacionais orientadas por pacientes oncológicas.

Confira a programação dos próximos dias:

Dia 6: Outubro Rosa no posto Icaivera

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Icaivera, promoverá diversas ações educativas e exames preventivos do câncer de mama. As mulheres, a partir de 49 anos, serão atendidas para o exame avaliativo das mamas.  As que tiverem vida sexual ativa poderão também fazer o exame Papanicolau para a prevenção do câncer do colo do útero. Nos casos em que houver a detecção de alterações, as pacientes serão encaminhadas para o acompanhamento com o médico especialista.

Outro serviço que estará disponível é o atendimento odontológico para a prevenção do câncer de boca, direcionado para mulheres e idosos.  Aferição de pressão, teste de glicemia, apresentação dogrupo de Lian Gong, palestras educativas e bingo também fazem parte da programação.

Endereço: rua Pirá, 89, Icaivera.

Informações: 3594-7765.

Dia 10: palestra para os usuários da Apromiv

Na segunda-feira, 8, o grupo de idosos da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv) poderá assistir palestras e receber orientações  da equipe da UNA. A ação é voltada apenas para participantes do grupo.

Informações: 3532-3114 ou 3532-2417.

Dia 26: 9ª Caminhada Outubro Rosa

A concentração para a caminhada será no Monte Carmo Shopping, a partir das 8h30. O trajeto inclui a passagem pelo Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga e retorno para o estacionamento do centro de compras.

“Após a caminhada, nós teremos diversos estandes no shopping. A população poderá receber atendimento jurídico gratuito oferecido pela OAB. A Faculdade Pitágoras proporcionará massagem estética e também teremos uma rua de lazer do Sesc-MG”, informou a supervisora assistencial da Organização de Combate ao Câncer (Orcca), Fernanda Martins.

Segundo ela, haverá também orientação sobre a prevenção do câncer de mama, aferição de pressão e glicemia. “O nosso objetivo é levar o máximo de informações para a população”, ressalta.

Dia 30 – Chá com as pacientes oncológicas

O quintal da Casa da Cultura Josephina Bento receberá as pacientes oncológicas para uma tarde de lazer, a partir das 15h. A programação conta com um varal de lenços solidários, músicas ao vivo, estandes de beleza e fotografia. Cada paciente terá o direito de levar um acompanhante. A realização é uma parceria da associação UNA com a Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe).

Dia 31: Outubro Rosa na Regional Citrolândia

A Regional Citrolândia irá realizar uma série de ações, a partir das 15h.  Palestras sobre prevenção, quebra de estigmas e superação ao câncer serão feitas pela UNA. Haverá ainda consultoria jurídica, sorteio de brindes e música ao vivo.

Endereço: rua Dr. José Mariano, 843, Citrolândia.

Informações: 3531.7505.

A doença

Entre janeiro e julho de 2018, 74 pacientes receberam atendimento para tratar o câncer de mama enquanto que em 2017, no mesmo período, 56, pessoas. Cerca de 2.900 mamografias e 711 ultrassons foram realizados na cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama é o que mais atinge a população feminina mundial e brasileira.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros não. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início. Os sintomas são:

  • caroço (nódulo), geralmente indolor;
  • alterações no bico do peito (mamilo); pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
  • saída de líquido anormal das mamas.

A mulher deve se tocar, olhar, apalpar e sentir as mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.