Mais de 4 mil participaram do Bem Estar Global em Betim

165

Nesta sexta-feira (20) o programa Bem Estar Global, da emissora de televisão Rede Globo,  compareceu em Betim com várias programações em frente ao Poliesportivo Divino Braga. O evento contou com aproximadamente 4 mil pessoas, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. A população pôde ser atendida pelos serviços de saúde gratuitamente e ainda aproveitaram a programação com o show da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano durante o programa Bem Estar, da emissora.

Quem esteve no evento pôde fazer um check up, como medir a pressão arterial, fazer a dosagem de glicemia, medir a circunferência abdominal, orientações sobre cuidados com a visão, teste do reflexo vermelho (teste do olhinho), aferição da acuidade visual, da pressão ocular e da catarata; diagnóstico de aneurisma de aorta com ultrassom, exames de asma e papanicolau, e vários outros. Além disso, palestras educativas aconteceram também para alertar a população quanto a importância dos cuidados com a saúde.

Confira essa e outras fotos clicando aqui. 

Na tenda do Teste Rápido, o infectologista Estevão Urbano Filho, presidente da Associação de Infectologia, destaca sobre a carência de informação da população de Betim. “A população de Betim é bem carente de informação. A falta de conhecimento é muito grande, as pessoas chegam aqui se sentindo bem, nem imaginam que podem ser portadoras de uma sífilis positiva, por exemplo, pois a sífilis é uma doença silenciosa e isso pode ser agravado futuramente se não cuidar. A intenção da nossa equipe é promover informações e orientar de como prevenir e ajudar para que possam ser encaminhados a ter um acompanhamento médico”, aponta.

O representante do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Erasmo Fraga, fala sobre as orientações corretas quanto as doenças respiratórias. “É bem comum o mau uso dos aparelhos, como espaçador, a bombinha ou até mesmo o comprimido que é usado para o tratamento, isso implica na eficácia do procedimento que acaba não surtindo o efeito esperado. Estamos na tenda da farmácia fazendo testes de alguns problemas respiratórios como asma e também ensinando a pessoas a fazerem a bombinha caseira com o cano de pvc. Temos vários profissionais na área ajudando a ferir a pressão e tirando a glicose também,” afirma.

O cardiologista Eustáquio Gueini, representante da Sociedade Mineira de Cardiologia, esteve presente na Tenda da Pressão Arterial orientando as pessoas sobre a importância do controle da hipertensão e da pressão arterial elevada, fatores de risco cardiovasculares como a diabete e medida da cintura abdominal. “A obesidade é um fator de risco, e todas as doenças cardiovasculares são preocupantes, é necessário que todos sejam orientados e percebam a importância de cuidar da saúde com uma atenção especial”, aponta.

A betinense Marinês da Silva, que participou da programação da Tenda da Pressão Arterial, fala qual é a importância para ela desta ação. “Estou medindo a minha pressão para cuidar de minha saúde e prevenir doenças. Estou amando essa iniciativa. Eu cheguei cedo e estou podendo participar da maioria dos exames”, conta feliz Marinês.

O evento também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS e Hepatites Virais da Diretoria Operacional de Saúde; enfermeiros do Sepadi e de Unidades Básicas de Saúde da cidade; do Serviço Social da Indústria (Sesi).