Cerca de 7 mil alunos das escolas públicas estadual e municipal de Brumadinho voltam às aulas nesta segunda-feira (11). O início do ano letivo foi afetado pelo rompimento da barragem da Vale, no último 25 de janeiro.
A preocupação maior era com crianças que residem na zona rural do município e estão com acesso dificultado, já que o principal acesso está impedido. O município informou, no entanto, que continuará realizando o transporte escolar das crianças da rede.
A Vale vai arcar com o transporte de alguns estudantes que moram no distrito de Casa Branca e estudam em Brumadinho. O principal acesso do distrito à cidade foi tomado pela lama. A mineradora tem disponibilizado ônibus para o transporte da população de Casa Branca e Córrego do Feijão.
Na sexta-feira (8), em reunião com os professores, a secretária municipal de Educação Sônia Barcelos falou sobre a necessidade de voltar à rotina e oferecer apoio e conforto durante a execução dos trabalhos. “Cada um sabe da sua fraqueza, pois ninguém é forte o tempo inteiro, mas sabemos a importância de nos oferecermos como apoio”, disse.
Já as aulas nas duas unidades de ensino privadas da cidade retornaram normalmente no dia 4 de fevereiro.