Árvores das áreas públicas na região central da cidade serão vistoriadas pela Prefeitura, por meio da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (ECOS). A medida tem o objetivo de de identificar espécies que estão comprometidas devido a presença de cupins, fungos e raízes expostas.
Segundo a Prefeitura, a ação irá priorizar locais que possuem grande circulação de carros e pedestres e tem a intenção de evitar possíveis quedas durante período o chuvoso. Após a vistoria, será feito um diagnóstico sobre a real condição de todas as árvores, bem como as que necessitam ou não de corte. “Iremos realizar o diagnóstico, a princípio, das árvores localizadas nas principais vias e praças da área central da cidade que, além de possuírem grande circulação, abrigam árvores muito antigas e que já ultrapassaram seu tempo de sobrevida- o que agrava o risco de queda. Após a conclusão desta primeira fase, o mutirão será expandido para outras regiões da cidade”, revela a gerente de Parques e Jardins da ECOS, Carina Silva.
De acordo com a Prefeitura, será realizada também uma força tarefa para realizar a poda das plantas saudáveis. “O serviço de poda é feito de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, para manutenção, limpeza, tratamento de parasitas ou para a desobstrução dos semáforos e placas de trânsito. Todos as atividades são orientadas por uma equipe técnica qualificada, composta por biólogos e engenheiros agrônomos”, conclui Silva.
60 árvores com risco de queda
Ainda de acordo com a Prefeitura, até o momento, 60 árvores estão com risco de queda, em virtude da idade ou de problemas na estrutura do tronco.