Apresentações gratuitas de peças contempladas por leis de incentivo à cultura

1253
Reprodução/ Prefeitura Municipal de Betim/ Lucas Diniz

O espaço Grupatum fica na rua Espanha, 810, bairro Ingá

Os apreciadores e entusiastas do teatro serão presenteados com duas apresentações gratuitas neste fim de semana, em Betim. É que o espaço Grupatum recebe dois projetos financiados por leis de incentivo à cultura: a peça “Solidão: Singular ou Plural?”, que será encenada no sábado, às 19h, e o espetáculo “Corpo Morto”, apresentado no domingo, também às 19h. Interessados devem adquirir o ingresso gratuito por meio da plataforma Sympla, no link https://tinyurl.com/avfxw9wn. O espaço Grupatum fica na rua Espanha, 810, bairro Ingá.

Produzida pelo grupo teatral betinense Questão Z Cia Cênica, “Solidão: Singular ou Plural?” é fruto de um projeto contemplado pela Lei Municipal Noemi Gontijo de Fomento à Cultura e tem como tema central a solidão humana. A peça, que tem os atores Cida Ambrósio e Rodrigo Duarte como contracenantes, é inspirada e dedicada ao intelectual, ator e dramaturgo falecido em 2021 Robson José dos Santos, membro e fundador de um dos grupos de teatro mais antigos de Betim, o “Terra de Minas”. “A peça foi criada para homenagear Robson, que nos deixou de forma tão repentina, vítima da covid-19, e explorar o vazio que a sua partida nos trouxe. Além disso, a apresentação também busca gerar uma reflexão acerca do tema solidão, que atinge todas as pessoas, em qualquer idade ou classe social”, explica a atriz Cida Ambrósio. “Solidão: Singular ou Plural?” é dirigida por Clóvis Domingos.

Contemplado pela lei Aldir Blanc, “Corpo Morto”, que tem texto e direção de Marcel Luiz e atuação da betinense Emanuelle Benfenatti, é um monólogo que narra a trajetória de vida de uma mulher vítima de violência – psicológica, física e sexual – desde a infância até a fase adulta. “A gente busca, por meio da arte, levar a mensagem da conscientização a respeito da violência contra as mulheres”, ressalta Benfenatti.