O programa “Uma Vida, Uma Árvore” da Globo Minas em parceria com as prefeituras de Betim, Belo Horizonte e Contagem está de volta. Para cada betinense nascido, uma muda de espécies típicas da região deverá ser plantada nos parques e praças escolhidos pela equipe do programa.
Desde sua fundação, em 2008, o projeto contabilizou cerca de 3,5 mil novas árvores plantadas em Betim e Contagem. “A prefeitura planta uma muda de árvore para cada criança nascida no município e cadastrada no programa, para associar o momento do nascimento ao dever de estimular a ampliação das áreas arborizadas e a consciência ambiental, incentivando a prática de preservação do meio ambiente e a melhoria da saúde da população”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), Ednard Tolomeu.
As crianças cadastradas recebem um certificado contendo as informações sobre o local do plantio e a espécie de árvore escolhida para representar o nascimento da criança. As famílias, a partir daí, são incentivadas a cuidar da árvore e acompanhá-la em seu crescimento.
Com o programa, não só a família de crianças cadastradas se beneficia, mas toda a população, com mais qualidade de vida; melhora da temperatura, da umidade e da qualidade do ar; redução de problemas respiratórios; fornecimento de sombra, alimento e abrigo para pássaros e animais silvestres; contribuição para o ciclo da água e para o enfrentamento às mudanças climáticas – visando o equilíbrio do ecossistema.
Arborização para amenizar a poluição
As mudanças climáticas estão provocando grandes inunda151ções, secas, prejuízos e desastres naturais. O último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) conclui a necessidade de ações urgentes. A arborização é uma medida tanto de mitigação (redução das emissões dos gases de efeito estufa para minimizar o agravamento do problema), quanto de adaptação às mudanças do clima (ações para enfrentar os efeitos já sofridos por essas mudanças).
“O Programa Uma Vida, Uma Árvore vai colaborar com os trabalhos da Educação Ambiental desenvolvido pela Semmad onde o incentivo aos plantios e a sensibilização ambiental são as ferramentas utilizadas para promover a formação de indivíduos preocupados com o meio ambiente”, completa o secretário de Meio Ambiente.