Desfile 7 de Setembro em Betim retorna com novidades após oito anos sem comemoração

437
Foto: Roberto Maradona

Após oito anos, o desfile de 7 de Setembro, que celebra o Dia da Independência do Brasil, retorna para a o calendário de Betim com novas mudanças. O desfile  que não acontecia na cidade há oito anos, terá concentração no Parque de Exposições David Gonçalves Lara e são esperados cerca de mil integrantes das instituições participantes.

De acordo com informações da Prefeitura de Betim, a concentração no parque será às 9h. Após a abertura, com o hasteamento das bandeiras e outras solenidades, os participantes e o público terão acesso ao desfile que marcará o retorno da tradição.

A previsão é de que o momento cívico seja encerrado às 11h. A programação do Dia da Independência seguirá até às 14h, com apresentações de músicos locais, praça de alimentação, rua de lazer e exposição de trabalhos de estudantes e de outras instituições participantes.

Para o secretário de governo e procurador-geral do município, Bruno Cypriano, no ano passado a prefeitura escolheu não realizar o evento devido a organização de gestão. “Neste ano, estamos dispostos a fazer o melhor e o mais organizado desfile de todos os tempos. Estamos trabalhando em conjunto com todas as secretarias municipais para que nossas crianças e adolescentes conheçam esse sentimento de brasilidade, de gostar do nosso País, apesar de todas as dificuldades”, finalizou.

Escolas pela democracia

Foto: Roberto Maradona
Foto: Roberto Maradona

Estudantes de escolas municipais e centros infantis participam do desfile com apresentação de trabalhos e projetos desenvolvidos em sala de aula. Além disso, vão participar do desfile.

O Salão do Encontro, serviço assistencial instalado em Betim desde 1970, também participa da programação. Cerca de 60 alunos integrantes do Projeto Guarda Jovem do Bem, desenvolvido em parceria com a Guarda Municipal desfilam no evento que é tradição da cidade.

“O Salão se sente extremamente honrado pelo convite para participar do desfile. Esse momento está plenamente alinhado com a nossa proposta pedagógica, que está ligada ao patriotismo. Temos que parabenizar o atual governo, pois, depois de tantos anos, será retomado um evento dessa magnitude. Agradeço e parabenizo pela iniciativa”, comentou o superintendente do Salão do Encontro, Carlos Hamilton Ferreira.

“Ao comemorarmos a independência do Brasil, devemos nos conscientizar que ainda existem vários resquícios que também devemos nos opor, como as diferenças sociais, a falta de ética na política e isso só se reverte através da educação”, comentou o secretário da Educação, Pedro Pinto.

Outra participação é da organização dos Escoteiros do Brasil, organização que promove a educação para milhares de crianças e jovens por todo o país, também tem presença confirmada no retorno do momento cívico betinense. “A volta do Desfile de 7 Setembro é motivo de alegria e orgulho para todos nós. Os Escoteiros do Brasil participarão dessa festa cívica com os dois grupos da cidade, o 83º G.E. Olave Saint Clair – Geosc e o 97º G.E. Capela Nova – Gecan”, afirmou o assistente Distrital de Relações Institucionais do Escoteiros do Brasil, Giovanni Inácio Maia.

Confira a programação

  • 7h: Concentração dos participantes no estacionamento do Parque de Exposições.
  • 9h: Abertura do Desfile de 7 Setembro.
  • 11h: Previsão de término do desfile e início da programação recreativa.
  • 14h: Encerramento de todas as atividades no Parque de Exposições.
Foto: Roberto Maradona