O tradicional Concerto Contra o Preconceito será realizado entre os dias 22 e 27 de janeiro na comunidade da Colônia Santa Isabel, região do Citrolândia, em Betim. A 26ª edição do evento contará com shows musicais, atividades culturais e educativas para esclarecer a população sobre a hanseníase que tem cura e, se diagnosticada precocemente, não deixa sequelas.
O objetivo também é chamar a atenção da população em torno do preconceito que ainda há em relação à região, que foi uma das maiores colônias de hanseníase do país.
O evento que relembra um importante período da história do município é realizado pela Prefeitura de Betim, por meio da Fundação Artístico-Cultural de Betim (Funarbe), e pela Rádio Liberdade, e conta com o apoio da Associação Comunitária da Colônia Santa Isabel, do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan – Betim) e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
“É com muita satisfação que realizamos a 26ª edição do Concerto Contra o Preconceito. Muito mais que uma festa, este evento histórias que fazem parte da memória dos moradores da Colônia Santa Isabel para as atuais gerações. Além disso, alerta à população sobre a hanseníase, que tem cura e tratamento. E também é um importante movimento de combate ao preconceito, afirmou o presidente da Funarbe, Dudu Braga.
Colônia Santa Isabel
Construída como alternativa para o controle da hanseníase crescente no Brasil da década de 1920, a Colônia Santa Isabel recebia pacientes portadores da doença de Minas Gerais e de outras regiões do país. Por meio da ação de “médicos caçadores”, os enfermos eram isolados do convívio social e internados no hospital, inaugurado em 1931.
Mais tarde, próximo à Colônia, surgiu o bairro Citrolândia, criado especialmente para abrigar familiares dos pacientes. Por vários anos, os moradores da região sofreram com o estigma do preconceito. Somente no fim da década de 1980, com a mudança da política nacional em relação às 33 colônias existentes no Brasil, os pacientes receberam alta e os portões de Santa Isabel foram abertos.
Desde então, a antiga Colônia se transformou em uma região de diversidade cultural, que reúne desde clubes de futebol a barzinhos e salões para dança. Há 21 anos, moradores de várias regiões de Betim se unem à comunidade local para comemorar a diminuição da discriminação e relembrar este importante período da história da cidade e do Estado.
Programação
Dias 22 a 27 – Mutirão de Limpeza da Colônia Santa Isabel
Local: Regional Citrolândia
Dias 23 a 27 – Blitz Educativa no Centro de Betim
Local: Avenida Amazonas, em frente ao museu.
Horário: 9h
Dias 24 e 25 – Forró sem preconceito
Local: Cine Teatro Glória
Horário: 14h
Dia 25 – Truco sem preconceito
Local: Cine Teatro Glória
Horário: 14h
Dia 26 – Recepção à Colônia de Curupati / Rio de Janeiro
Local: Cine Teatro Glória
Horário: 8h
Dia 26 – Café da Memória
Local: Centro de Memória Luiz Veganin
Horário: 9h
Dia 26 – Atração Esportiva/Jogo de Futebol
Local: Campo Reuminas
Horário: 11h
Dia 26 – Show Luciana Oliveira
Local: Praça da Matriz
Horário: 21h
Dia 27 – Missa em ação de graças às pessoas acometidas pela Hanseníase
Local: Paróquia
Horário: 7h30
Dia 27 – Cavalgada
Local: Campo Reuminas
Horário: 10h
Dia 27 – Festival de Prêmios na Colônia Santa Isabel
Local: 10h
Dia 27 – Teatro “A Vela Encantada” com o grupo AKAWAN
Local: Cine Teatro Glória
Horário: 15h30
Dia 27 – Show Lú e Alex
Local: Praça da Matriz
Horário: 21h