Prefeitura de Betim lança programa de capacitação para educadores

159

Nesta sexta-feira (16) começa o Programa Semente do Bem, da Prefeitura de Betim, que irá capacitar profissionais da educação infantil do município. O objetivo é promover, entre as crianças de dois a cinco anos, a consciência ambiental e estimular práticas sustentáveis no dia a dia das famílias de Betim por meio da educação nas escolas.

A primeira fase vai contemplar um centro infantil municipal (CIM) ou unidade conveniada de cada uma das 10 regionais de Betim. Entre 19 e 23 de fevereiro, mais de 50 profissionais serão capacitados para replicarem, com as crianças, o aprendizado, de forma a tornar cada um dos alunos uma semente do bem. A carga horária da capacitação, neste período, será de oito horas por dia de aula.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Barbosa, preparar crianças, por meio de programas de educação continuada, formará agentes ambientais mirins capazes de contribuir na melhoria do meio em que vivem. “É no município que a conservação da natureza se pratica efetivamente. Estabelecer uma situação de benefício mútuo entre meio ambiente e comunidades é condição indispensável para que o nosso trabalho seja bem-sucedido”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Barbosa.

CRIAÇÃO E PARCERIAS
O programa é uma ação da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), em parceria com a Educação (Semed) e Fundação Artístico- Cultural de Betim (Funarbe). A Semed vai incluir no planejamento escolar atividades envolvendo as crianças de dois a cinco anos. Já a Semmad vai capacitar os professores do ensino infantil e vai disponibilizar espaços como o Centro de Educação Ambiental para as atividades com as crianças das escolas municipais.

E para a segunda fase do programa estão previstas trocas de experiências entre as crianças que avançam e as que chegarão. “Os servidores das instituições de ensino receberão treinamentos teóricos e práticos e participarão de trilhas ecológicas no Parque Felisberto Neves, para saber como introduzir a cidadania socioambiental na rotina educacional da criança”, comenta Ednard Barbosa ao explicar como serão as atividades de capacitação dos educadores.

A Funarbe vai atuar com crianças em fase de desenvolvimento e o objetivo é transformar esse pequeno cidadão em um defensor ambiental. “Para isso, usaremos ferramentas lúdicas como o teatro, atividades circenses, música como forma de aprendizado. A ideia é educar ambientalmente usando essas técnicas, que fazem com que as crianças respondam mais rápido ao aprendizado”, contou o presidente da Funarbe, Dudu Braga.

PROGRAMAÇÃO
8h30: Acolhida e café da manhã
9h: Apresentação do Programa e desfile de crianças
9h30: Composição de mesa e fala de autoridades
10h30: Apresentação dos Mascotes do programa.

LANÇAMENTO
Data: sexta-feira, 16/02/18
Horário: das 8h30 às 11h
Local: Centro de Educação Ambiental – Parque Felisberto Neves Endereço (Av. Edmeia Matos Lazzarotti, s/n Ingá).