Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, foi realizado o Programa Semente do Bem, da Prefeitura de Betim, que capacitou profissionais da educação infantil do município. Com atividades lúdicas, trocas de experiências, trilhas ecológicas e palestras , o objetivo é promover, entre as crianças de dois a cinco anos, a consciência ambiental e estimular práticas sustentáveis no dia a dia das famílias de Betim por meio da educação nas escolas.
Além das atividades realizadas, a pedagoga, Adriana Lúcia da Silva, descobriu novas formas de despertar a curiosidade nos alunos. “Brincamos de ciranda, trocamos experiências, e também fizemos uma trilha pelo parque Felisberto Neves, que se mostrou um ótimo lugar para receber nossas crianças. No parque existem muitos tipos de árvores e animais, é um lugar que eles vão adorar conhecer”, ressalta. “As crianças são as nossas sementes, que precisamos estar constantemente plantando o conhecimento, para termos uma boa colheita no futuro”.
Para a educadora do Centro Infantil Emanuel Marcelino Maria Silva (Ingá), Maria Lúcia Mesquita, o processo está sendo gratificante e acredita gerar bons resultados. “Estamos aprendendo muitos eixos para trabalharmos com as crianças. Eu acredito que meus alunos irão adorar o envolvimento da música, com a dança e a natureza. Eles são espertos, aprendem rápido, e acabam sabendo mais que nós mesmos”, ressalta. “Nós acabamos voltando à infância nessa capacitação”, brinca a professora.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Barbosa, preparar crianças, por meio de programas de educação continuada, formará agentes ambientais mirins capazes de contribuir na melhoria do meio em que vivem. “É no município que a conservação da natureza se pratica efetivamente. Estabelecer uma situação de benefício mútuo entre meio ambiente e comunidades é condição indispensável para que o nosso trabalho seja bem-sucedido”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Barbosa.
PLATAFORMA
Além da capacitação presencial, será disponibilizada para os educadores uma plataforma online para o estudo contínuo. A proposta é constantemente estar formando novos educadores ambientais, por meio de um curso de ensino a distância (EaD). A plataforma também proporcionará publicações com os resultados das atividades desenvolvidas em sala. Atualmente, o processo está em fase de elaboração e fornecerá certificados aos educadores interessados.
CRIAÇÃO
O programa é uma ação da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad), em parceria com a Educação (Semed) e Fundação Artístico- Cultural de Betim (Funarbe). A Semed vai incluir no planejamento escolar atividades envolvendo as crianças de dois a cinco anos. Já a Semmad vai capacitar os professores do ensino infantil e vai disponibilizar espaços como o Centro de Educação Ambiental para as atividades com as crianças das escolas municipais.
E para a segunda fase do programa estão previstas trocas de experiências entre as crianças que avançam e as que chegarão. “Os servidores das instituições de ensino receberão treinamentos teóricos e práticos e participarão de trilhas ecológicas no Parque Felisberto Neves, para saber como introduzir a cidadania socioambiental na rotina educacional da criança”, comenta Ednard Barbosa ao explicar como serão as atividades de capacitação dos educadores.
A Funarbe vai atuar com crianças em fase de desenvolvimento e o objetivo é transformar esse pequeno cidadão em um defensor ambiental. “Para isso, usaremos ferramentas lúdicas como o teatro, atividades circenses, música como forma de aprendizado. A ideia é educar ambientalmente usando essas técnicas, que fazem com que as crianças respondam mais rápido ao aprendizado”, contou o presidente da Funarbe, Dudu Braga.