Para cobrir desfalque, prefeitura contratará mais 94 profissionais da área da saúde

82

Foram contratados, através de um processo seletivo simplificado, 94 profissionais da área da saúde, sendo 77 técnicos em enfermagem, 12 enfermeiros, 1 bioquímico e 7 técnicos de laboratório, para atuarem nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade (UPAs Guanabara, Sete de Setembro e Teresópolis).
Os funcionários, contratados através de uma seleção realizada em julho, já começaram a assumir seus postos de trabalho neste semana e vão, além de cobrir os desfalques nas escalas, ajudar a melhorar o atendimento à população.

“O desfalque que existia estava gerando restrições no atendimento dessas unidades. Agora, com a recomposição das equipes, poderemos oferecer um atendimento mais qualificado, humanizado e seguro para a população”, garantiu Wesley Vieira Andrade, diretor de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde.

A prefeitura já havia anunciado em julho a contratação de cerca 198 profissionais de níveis médio e superior para atuar no Hospital Regional, nas (UBSs), no Centro de Especialidades Odontológicas e na Vigilância à Saúde da rede. O objetivo do governo é contratar um total de 300 profissionais, de diversas especialidades, para atuarem na atenção básica, secundária, de urgência, emergência e de alta complexidade da cidade. Neste ano, 156 médicos, entre cirurgiões, clínicos gerais, psiquiatras e infectologista, já foram contratados.
Os profissionais da saúde que trabalharem nos dias das festividades do fim de ano devem receber uma gratificação da prefeitura. Um projeto de lei, que já está em tramitação na Câmara dos Vereadores, propõe o pagamento equivalente a seis horas extras a 100% para os servidores no processo seletivo simplificado, que trabalharem nos plantões dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além do dia 1º de janeiro. A proposta ainda precisa ser aprovada pelos parlamentares.
“O objetivo de instituirmos essa gratificação é que as escalas de plantões nas unidades de saúde não sofram desfalques nas festas do fim do ano. Essa gratificação já é paga em outras cidades da região metropolitana. Ela é uma forma de assegurar o atendimento de urgência da saúde pública nos feriados do Natal e Ano Novo”, disse o secretário municipal de Saúde, Guilherme Carvalho.