CEABE está passando por reformas e será reinaugurado dia 27

433

No último dia 2, a Prefeitura de Betim assumiu a gestão do CEABE. Desde então, obras estão sendo realizadas a fim de transformar o local em um ponto de encontro dos betinenses, mudando a velha fama do local, que estava negligenciado e contava com casos de tráfico de drogas e prostituição. A reinauguração do novo formato do CEABE está prevista para o dia 27 deste mês.
A decisão de reassumir responsabilidade sobre o local foi tomada pela prefeitura para cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público em 2011, que não foi cumprido nas últimas gestões e será assumido agora com o atual prefeito. O MP observou irregularidades que faziam com que o funcionamento do Mercado Central de Betim oferecesse risco à segurança pública. A Associação dos Vendedores Ambulantes de Betim (Assovamb) administrava o espaço desde 2005 sem cumprimento das regras contratuais e sem licitação para a escolha do comerciante que ocupavam o espaço.
“Apesar de explorar o serviço de estacionamento do Ceabe e a locação das lojas, a associação não repassava nenhum recurso para o município. Também era ilegal o fato de os comerciantes não terem sido selecionados através de um processo legal. O Ministério Público firmou um TAC com o município em 2011 dando prazo à prefeitura para regularizar a situação, mas Maria do Carmo antes, e Carlaile Pedrosa em seguida, não tomaram providência”, afirmou o procurador-geral do município e secretário de Governo, Bruno Cypriano.