Uma trave sem rede, uma bola achatada, e a formação do time quase no meio do campo. Não, não estamos falando da Galo nem da Raposa, mas dos Bulldogs. Isso mesmo, o primeiro time de futebol americano de Betim. Desde 2016, a equipe vem desbravando semanalmente em treinos e participando de campeonatos estaduais e nacionais.
Em 2017 o Bulldogs, nome inspirado no time americano Georgia Bulldogs, ficou em segundo lugar na Copa Ouro, além de terem participado do Campeonato Mineiro e da Liga Nacional. O início do time foi complicado, como diz o treinador, Júlio César Rais, com apenas 10 pessoas e pouco dinheiro. Mas com o tempo e muito esforço, a equipe conseguiu equipamentos, capacetes e shoulders (ombreiras).
Hoje são 80 atletas, sendo 55 na equipe principal e 25 na equipe de formação. Segundo o fundador e treinador do time, Júlio César dos Reis, o número já foi maior, mas o empenho do time permanece o mesmo. “O futebol americano tem crescido muito no Brasil, algumas transmissões algumas partidas tem superado o alcance de jogos de vôlei e basquete. Durante a Liga Nacional de 2017 conseguimos alcançar mais de 97 mil pessoas na transmissão de Bulldogs x Imperadores. É uma alegria pra gente”, contou.
Sustentar o time não tem sido fácil, além dos próprios jogadores investirem nos uniformes, equipamentos e passagens para participarem dos torneios, Júlio conta como ainda é difícil conseguir apoio. “A maior dificuldade é a obtenção de patrocínio, principalmente por ser uma modalidade que ainda está em crescimento”.
Mesmo com as dificuldades, os Bulldogs continuam a desbravar com força e garra as dificuldades, até mesmo criaram um pequeno negócio para o sustento. “Para disputar o campeonato mineiro de 2017 tivemos que vender garrafas de água mineral no centro de Betim, foi a forma que a equipe encontrou de pagar a inscrição, foi emocionante porque a população abraçou a causa, contribuiu além das nossas expectativas”, contou.
NOVOS ATLETAS
Por ser uma novidade na cidade, o Bulldogs já tem atraído muitas pessoas que querem aprender o esporte e também se tornarem atletas. O time possui uma equipe de formação, ela é ideal para quem quer iniciar no esporte. “No formação, os novos atletas recebem instruções sobre regras, conceitos básicos, então estamos sempre recebendo novos candidatos”, disse o treinador.