Dois casos suspeitos de febre amarela em Betim são descartados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, o resultado dos exames realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) deram negativos para os dois pacientes residentes no município. Com isso, Betim fica fora da lista de casos suspeitos da doença.
Uma das supostas vítimas que estava sendo cogitada com a doença, um homem de 49 anos, morreu em janeiro, o outro paciente, de 69 anos, que também estava sob suspeita da febre, permanece internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. Em 2017 quatro casos foram notificados em Betim, porém os mesmos foram constatados que não tinham febre amarela.
COMBATE CONTINUA
Mesmo com nenhum caso confirmado, a Vigilância Epidemiológica da cidade continua a monitorar a situação do município, bem como a intensificação da vacina. Segundo a Prefeitura de Betim a cobertura vacinal no município está em torno de 83% e a meta é atingir, no mínimo, 95%. Em 2017, foram vacinadas 95.804 pessoas e, de janeiro até hoje, 6, já foram aplicadas mais de 16 mil doses.
As 25 UBS da cidade continuam a oferecer as vacinas, de de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. E também está sendo realizada a vacinação de casa em casa, na zona rural do município.